Página inicial > Ultimas Notícias > Sessão especial na Alepa discute os rumos do ensino superior no Pará

Sessão especial na Alepa discute os rumos do ensino superior no Pará

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 17h21

18.09.2017 Sessão Ensino Superior na ALEPA Foto Alexandre de Moraes site

Gestores de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, Legislativo Estadual e Federal, governo do Estado, técnicos e profissionais da Educação e representantes dos estudantes, participaram, nesta segunda-feira, dia 18, de uma Sessão Especial no Plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O objetivo do encontro foi discutir os problemas que o ensino superior no Estado e as instituições de pesquisa enfrentam com as limitações orçamentárias que comprometem o desenvolvimento econômico e social da região.

A sessão especial foi proposta pelo deputado estadual Airton Faleiro (PT), que abriu os debates fezendo um apelo à bancada paraense para que se engaje na luta pelas universidades públicas. Os reitores e os diretores de institutos de pesquisa do Pará fizeram relatos da situação atual provocada pelo corte no orçamento, como obras paralisadas por falta de recursos. Isso prejudica não só a expansão do ensino público e de qualidade, como também a produção científica do País.

18.09.2017 Sessão Ensino Superior na ALEPA Foto Alexandre de Moraes site4Durante o seu pronunciamento, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, elencou exemplos da importância da pesquisa científica para a economia do País, todas elas com papel destacado das universidades. “A produção de soja no País foi multiplicada com a descoberta de técnicas para fixar nitrogênio no solo sem fertilizantes. A extração de petróleo da camada do pré-sal foi viabilizada com tecnologias desenvolvidas para a exploração em águas profundas. E o combate ao Zika vírus também surgiu de pesquisas feitas nas nossas instituições”.

Emmanuel Tourinho também falou das reduções orçamentárias que as instituições vêm experimentando ao longo dos anos e fez um apelo aos parlamentares para que se mobilizem contra o atual modelo de ajuste fiscal. “Este ajuste fiscal está onerando apenas os mais pobres e está compromentendo a educação e a ciência, que podem garantir um futuro melhor para o País. As bancadas parlamentares estadual e federal precisam assumir um papel de protagonistas na solução do problema. Não é possível, hoje, o futuro do País estar sendo decidido apenas por alguns economistas, com soluções que atendem unicamente as expectativas do mercado financeiro. Precisamos de uma solução que garanta conquistas sociais, educação, ciência e  soberania nacional”.

18.09.2017 Sessão Ensino Superior na ALEPA Foto Alexandre de Moraes site2Entrega de medalhas – Durante a sessão especial, também ocorreu a outorga das condecorações aos reitores das universidades e dos institutos federais paraenses. A Medalha “Mérito Legislativo Newton Miranda” foi entregue ao reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; e a Comenda da Ordem do Mérito Cabanagem foi concedida aos reitores Marcel Botelho, da UFRA; Rubens Cardoso, da UEPA;  Cláudio Alex Jorge da Rocha, do IFPA; Maurílio Monteiro, da Unifesspa; Raimunda Monteiro, da Ufopa, na ocasião representada pelo vice-reitor, Anselmo Alencar; e Nilson Gabas, diretor do MPEG.

A Medalha "Mérito Legislativo Newton Miranda" e a Comenda da Ordem do “Mérito Cabanagem” são honrarias, constituídas de medalhas e diplomas, oferecidas anualmente pela ALEPA a autoridades e personalidades que tenham prestado serviços relevantes à sociedade paraense.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes