Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto NAEA vai à comunidade e Documentários Biográficos da Amazônia promovem evento

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h30

Roda de conversas, exibição de documentários e exposição de publicações especiais e raras da Biblioteca do NAEA. Nesta terça-feira, 19 de setembro, ocorre a programação com o tema: Amazônia em debate: Universidade e Ensino Médio, que é voltada para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle. O evento ocorre no Auditório Armando Mendes. A ação faz parte do Projeto de Extensão O NAEA vai à Comunidade, uma iniciativa da Biblioteca e da Editora do NAEA, em parceria com o Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia e Academia Amazônia, da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

O objetivo do evento é promover discussões críticas com alunos, referentes à Amazônia, sua biodiversidade e suas problemáticas no atual contexto contemporâneo; tornar conhecidos, entre os alunos do ensino médio os documentários produzidos pelo Projeto de Extensão: Documentários Biográficos da Amazônia da Facom/PPGCOM/Proex/UFPa, que tem como foco atores sociais que vivem em nossa região e narram as suas histórias, muitas delas desconhecidas do público, o Projeto DocBio, que vem se constituindo como um importante banco didático-pedagógico para a comunidade em geral; e oferecer Oficina de Redação (Enem) aos alunos, tendo como tema a Amazônia.

Confira a programação:
8h 15– Apresentação dos Projetos.
8h30 – Exibição do DocBio Lúcio Flávio Pinto, jornalista e sociólogo da Amazônia. Editor do Jornal Pessoal, publicação que completou em setembro 30 anos de jornalismo alternativo na Amazônia.
9h - 9h45 - Roda de conversas (Ruthane da Silva e Roseany Lima - NAEA. Mediadora: Milene Costa de Sousa, do Grupo de Pesquisa Mídia Alternativa da Amazônia e DocBio).
9h50 – Lanche
10h5 - 11h20 - Oficina de Redação – ENEM (instrutores Lairson Costa e José dos Anjos)
11h30 – Encerramento e sorteio de livros
11h45 – Saída dos alunos.

O evento tem Comissão Organizadora formada pela professora doutora Célia Trindade Amorim (Facom/PPGCOM/UFPa); das professores mestres Ruthane da Silva e Roseany Lima (NAEA/UFPa). Também conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex - UFPa); do Projeto O NAEA vai à comunidade; do Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia, da Academia Amazônia, da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Texto: Divulgação