Página inicial > Ultimas Notícias > I Encontro Paraense de Alimentação Escolar ocorre nos dias 21 e 22 de setembro

I Encontro Paraense de Alimentação Escolar ocorre nos dias 21 e 22 de setembro

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h40

merenda escolar

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da UFPA promoverá o I Encontro Paraense de Alimentação Escolar (Enpae), nos dias 21 e 22 de setembro, no Auditório José Vicente Miranda do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. Com o objetivo de discutir a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Pará, o evento visa possibilitar a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à gestão do PNAE. O evento é voltado para nutricionistas, membros do conselho de alimentação escolar (CAE), gestores e profissionais da educação, agregando, se possível, outros atores como, por exemplo, os agricultores familiares e merendeiras  e alunos.

Programação - O primeiro dia do evento, às 8h, começa com o credenciamento e as boas vindas aos participantes, seguido da Mesa de Abertura. Ao fim da mesa, às 10h, ocorrerá um intervalo acompanhado de uma exposição de trabalhos sobre a temática alimentação escolar. Depois, de10h30 às 12h, ocorrerá a mesa-redonda “Agricultura Familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar” e palestras, com apresentações de 20 e 30 minutos de duração. Após um intervalo para o almoço, a programação retorna com as palestras, junto da mesa ”Avanços e desafios do PNAE no Pará”. Entre as 16h30 e as 17h será realizado o encerramento do primeiro dia. Ainda no dia 21, durante a manhã, ocorrerá mais uma edição da Feira de Produtos da Agricultura Familiar, no estacionamento do Instituto. Para ver a programação completa, clique aqui.

O segundo dia, com início às 8h, terá a programação similar ao primeiro, com exibição de trabalhos, palestras e as mesas ”Aspectos legais do Controle Higiênico/Sanitário da Alimentação Escolar” e “Regulação e Controle na Alimentação Escolar".

Objetivos - Além de discutir a execução do PNAE no Pará, o Enpae busca o estímulo à integração entre os atores sociais responsáveis por ações intersetoriais que compõem o Programa. Por isso, a organizadora do evento, professora Ivanira Dias, destaca, como um dos objetivos, ”permitir um amplo  debate entre professores, alunos, nutricionistas da alimentação escolar, o Conselho de Alimentação Escolar, a secretaria da Educação, merendeiras e agricultores familiares. Todos juntos para discutir o PNAE”. Ela também aponta que o evento será um fórum que lançará novos referenciais para o programa de alimentação escolar no estado.”

Importância - De acordo com a organizadora do encontro, a programação tem a função significativa de ser o pioneiro espaço de discussão no estado: será o primeiro em que vão estar reunidos, no mesmo fórum, todos os atores sociais envolvidos no PNAE. Apresentará debates nunca realizados, trocas de experiências, desafios, experiências exitosas do PNAE nos municípios do estado. Então, será um evento a grande relevância”. Deste modo, com 340 inscritos e uma fila de espera com mais de 100 pessoas, a professora está com grandes expectativas.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google