Página inicial > Ultimas Notícias > No “setembro amarelo”, evento da Assistência Psicossocial traz o tema “Dialogando sobre o Suicídio”

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 15h29

suicidio 1

Em virtude da campanha “Setembro Amarelo”, os Serviços de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS) e Assistência Psicossocial aos Servidores (PAPS) da UFPA promovem o evento “Dialogando sobre o Suicídio”, que ocorre nesta quarta-feira, 20, no horário de 8h às 12h, no Auditório Silveira Netto do Instituto de Ciências Sociais da UFPA. O evento consiste em um conjunto de palestras da assistente social Elizabeth Silva, da psicóloga Jacilene Casseb e dos psiquiatras Fernando Nogueira e Kléber Oliveira. As inscrições, abertas ao público, serão realizadas gratuitamente no dia e local do evento.

Programação - Após as inscrições, às 8h30, o evento será aberto pelo doutor Benedito Paulo Bezerra, coordenador do PAPS e SAPS e por representantes das instituições envolvidas e da Liga de Psiquiatria. Ao fim da mesa, terá início a fala do psiquiatra e coordenador da Residência em Psiquiatria do Hospital de Clínicas, Fernando Nogueira. Depois, às 9h10, será a vez da assistente social da Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas, Elizabeth Silva. Após um intervalo, às 9h30, a psicóloga do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, Jacilene Casseb, aprofundará mais o tema. A última palestra, às 10h, será ministrada por Kléber Oliveira, psiquiatra e presidente da Associação de Psiquiatria do Pará discutirá a temática. Por fim, das 10h20 às 12h, ocorrerá a participação da Plenária.

Objetivo - Segundo a Comissão organizadora do evento, o conjunto de palestras tem como meta “proporcionar um diálogo da comunidade científica com a população, orientando e desmitificando mitos e verdades, com o objetivo de esclarecer que o suicídio é um processo de doença mental que altera de forma radical a percepção da realidade, interfere em seu livre arbítrio.”

Importância - Por isso, a Comissão aponta a importância de “orientar a sociedade sobre o cuidado e o manejo em tratar o sofrimento psíquico sob a ótica da conduta técnica profissional articulada com a importância da família, reconhecendo a necessidade de falar amplamente sobre o pensamento suicida podendo aliviar as angústias e tensões que estes pensamentos trazem.”

Organização - A comissão organizadora é formada pelo doutor Benedito Paulo Bezerra (psiquiatra e coordenador do PAPS e SAPS), Camilla Galvão, Cylbelle Viégas (psicólogas do SAPS) e Rosana Souza (assistente social do PAPS).

Setembro Amarelo - Como em 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi criada, em 2014, a campanha Setembro Amarelo. O movimento visa conscientizar e alertar a população brasileira sobre a importância da prevenção do suicídio. Ela funciona de modo que, durante o mês de setembro, espaços públicos e privados são incentivados a  promover debates sobre o tema e divulgar a importância de prevenir o suicídio.

Assistência na UFPA - Desta forma, com a realização do evento, a UFPA considera importante fazer parte da campanha. Segundo a assistente social, “o papel da UFPA tem sido fundamental, pois, reconhece, desde 1998, os importantes espaços de atenção e cuidado com a saúde mental que presta atendimentos com uma equipe interdisciplinar.”

Assim, de acordo com Rosana Souza, o PAPS e o SAPS oferecem outras opções de assistência: “O PAPS e o SAPS, enquanto espaços de cuidados, além dos atendimentos individualizados, oferecem atendimentos em grupoterapia para vítimas de abuso doméstico, de relacionamentos abusivos, pessoas com dificuldades de relações interpessoais, dependentes químicos, pessoas com depressão e ansiedade. Oferece, ainda, rodas de conversas nos ambientes institucionais, visitas domiciliares e orientações com os familiares“ (leia mais aqui).

Evento “Dialogando sobre o Suicídio”
Local: Auditório Silveira Netto do Instituto de Ciências Sociais da UFPA
Data e Hora: 20 de setembro, às 8h.
Inscrições no local.
Mais informações pelo número (91) 3201-6862