Página inicial > Ultimas Notícias > Círio de Nossa Senhora de Nazaré será realizado na UFPA pela nona vez

Círio de Nossa Senhora de Nazaré será realizado na UFPA pela nona vez

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 15h11

Círio UFPA Foto Alexandre de Moraes 6

É sob a copa das árvores e à beira do rio que ocorre, nesta sexta-feira, 22 de setembro, mais uma edição do Círio na Universidade Federal do Pará. O ato, que prepara os devotos pertencentes à comunidade acadêmica da UFPA para a procissão oficial em outubro, reúne os servidores, os estudantes e a comunidade do entorno do campus da UFPA, no Guamá, em Belém.

Círio UFPA Foto Alexandre de Moraes 5 373x212A programação deste ano segue a tradição de receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Hospital Bettina Ferro, quando os pacientes têm a oportunidade de serem abençoados com a visita da padroeira nos leitos do hospital. Em seguida, inicia-se a procissão pelo campus, com homenagens em fogos de artíficio e papel picado pelo caminho até a chegada ao Complexo do Vadião, por volta das 9h, quando será celebrada uma missa comunitária.

Essa é a oitava vez que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Universidade, sendo a procissão na UFPA, parte da programação oficial nazarena. Entretanto é a nona vez que ocorre esta demonstração de amor e fé no Campus do Guamá. A primeira celebração foi em 2009, com uma imagem menor, que foi carregada por diversos servidores.

Círio UFPA Foto Alexandre de Moraes 1 373x212A procissão na UFPA é organizada por funcionários, técnicos-administrativos, professores, estudantes e pelo Grupo de Oração Universitário (GOU). Para a organização, foram obtidas colaborações de todos os participantes por meio de coletas ou eventos, como a festa junina, que arrecadou fundos para o evento mariano. Todos os prêmios sorteados e as comidas típicas vendidas foram doações para que a organização não tivesse custos e lucrasse, o máximo possível, para o pagamento das despesas da celebração.

A presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré dá a oportunidade aos devotos de estarem mais perto da padroeira do Pará em um momento único de fé e gratidão, que reúne todos os colaboradores e a comunidade acadêmica.

>>
7h: Visita da imagem peregrina de N. S. de Nazaré ao Hospital Bettina Ferro.
>> Após a visita, a imagem sai em peregrinação pelo Campus da UFPA, no Guamá, em direção ao Complexo do Vadião.
>> 9h: Missa Comunitária no Complexo do Vadião

Texto: Divulgação
Fotos: Arquivo / Ascom (Alexandre de Moraes)