Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é a melhor Universidade do Norte do País, segundo ranking universitário da Folha
Início do conteúdo da página

UFPA é a melhor Universidade do Norte do País, segundo ranking universitário da Folha

  • Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 17h08

RUF UFPA 2017

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior no Brasil, para a qual diversas bases de dados são utilizadas, tais como o Censo da Educação Superior (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015), além de duas pesquisas nacionais do Datafolha.

Além do ranking das 195 universidades brasileiras públicas ou privadas, o RUF oferece também o Ranking de cursos. No ranking de universidades, a classificação leva em conta cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Na edição do RUF 2017, a UFPA aparece na 27ª colocação, melhorando a colocação que obteve no ano anterior (quando aparecia em 29º). Tal como ocorreu em todas as edições anteriores, desde 2012, a UFPA aparece como a universidade mais bem avaliada na Região Norte. Além disso, nesta colocação, a UFPA está à frente de dezenas de universidades de todas as regiões do Brasil.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa, o RUF utiliza metodologia interessante, com a busca por indicadores de qualidade diversificados, diferente da metodologia utilizada em outros classificadores, como o próprio Enade (INEP/MEC) e o Guia do Estudante, da Editora Abril. Ainda segundo o pró-reitor, o resultado permite visualizar aspectos em que a Instituição pode melhorar o seu resultado.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, “os rankings de universidades têm limitações e seus resultados não são precisos; porém, no conjunto, oferecem uma referência valiosa do desenvolvimento das instituições. A melhor avaliação da UFPA pelo RUF em 2017 confirma uma tendência positiva de evolução da Instituição, antes sinalizada pela obtenção, em 2015, da nota 4 no IGC/INEP e pelas avaliações da pós-graduação pela Capes, em 2013 e em 2017, o que é uma boa notícia para todos nós. Precisamos, agora, consolidar esses avanços e investir para que tenhamos um novo salto de qualidade no nosso desempenho acadêmico e científico”, conclui o reitor.

O Ranking completo de universidades e de cursos pode ser acessado aqui.

Texto: Ascom / UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página