Universidade é sede do I Encontro Paraense de Alimentação Escolar
Durante dois dias, oitenta e sete entidades executoras, entre secretarias, prefeituras, conselhos de alimentação escolar, nutricionistas e outros atores envolvidos, terão a oportunidade de discutir, trocar experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Pará (PNAE). A programação faz parte do I Encontro Paraense de Alimentação Escolar (Enpae), aberto nesta quinta-feira, dia 21, no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará, no Campus Belém.
Entre os convidados para a mesa de abertura, estavam presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Silva; o pró-reitor de Extensão (Proex), Nelson de Souza Junior; a coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, Ana Lúcia Rezende; o coordenador da Execução Financeira do PNAE/CGPAE/FNDE, Valmo Xavier da Silva; e o delegado regional da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Andrei Leite Viana.
Além de discutir a execução do PNAE no Pará, o Encontro busca o estímulo à integração entre os atores sociais responsáveis por ações intersetoriais que compõem o Programa. Por isso a organizadora do evento, professora Ivanira Dias, destaca como um dos objetivos ”permitir um amplo debate entre os professores, os alunos, os nutricionistas da alimentação escolar, o Conselho de Alimentação Escolar, a secretaria da Educação, as merendeiras e os agricultores familiares. Todos juntos para discutir o PNAE”. Ela aponta, também, que o evento será um fórum que lançará novos referenciais para o programa de alimentação escolar no Estado.”
Em seu pronunciamento, o reitor Emmanuel Tourinho ressaltou a importância do evento para a discussão do tema e a contribuição da Universidade por meio da formação profissional e dos trabalhos de grupos de pesquisa em várias áreas, sobretudo, de produção de conhecimento voltado para a realidade local. “Um problema grave e frequente nas escolas é a oferta de uma alimentação de baixo valor nutricional. Eu penso que há políticas que vêm sendo definidas que são positivas do ponto de vista de que prescrevem em termos de qualidade da alimentação, mas é fundamental que se faça um monitoramento. E aqui, na UFPA, temos grupos que fazem isso em cooperação com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público, em projetos desenvolvidos justamente para monitorar a qualidade da alimentação escolar.”
O vice-reitor Gilmar Silva também parabenizou a iniciativa do Encontro, que promove um debate importante sobre o alimento que se coloca na mesa das crianças. “Hoje, eu acho que há um consenso do papel da alimentação escolar na vida das crianças e, mais especificamente, se essa merenda escolar tem um elo de ligação com uma cultura alimentar desses sujeitos. Eu não consigo compreender, tendo esse acesso a essa cultura alimentar, se não tiver alimentação dos pequenos produtores, os quais, muitas vezes, são os pais das próprias crianças que sabem o que elas pedem para se alimentar.”
Programação – O evento segue com a programação nesta sexta-feira, dia 22, com início às 8h. Haverá palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos sobre alimentação escolar. Para ver a programação completa, clique aqui.
Texto: Ericka Pinto e Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes
Redes Sociais