Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos oferta curso sobre mutações da Matinta Perera na literatura amazônica
Início do conteúdo da página

Casa de Estudos Germânicos oferta curso sobre mutações da Matinta Perera na literatura amazônica

  • Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 15h20

matinta1

Com a Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA, o Projeto “Littera - Literaturas Germânicas e Brasileiras” oferece o minicurso “As mutações da Matinta Perera na Literatura da Amazônia”, no dia 2 de outubro, das 14h às 18h, na sala de vídeo da CEG. O curso disponibiliza 40 vagas com inscrições gratuitas, por meio do preenchimento do formulário on-line. Só serão aceitas inscrições até a véspera do evento.

Programação - O curso será ministrado pelas professoras Adriane Oliveira - integrante do Littera e assessora do Curso Livre de Alemão da UFPA - e Patricia Cezar da Cruz, autora e coordenadora do projeto. Assim seguirá o seguinte roteiro: Oralidade; O que são as narrativas orais; Literatura oral na Amazônia; Matinta – origens – metamorfose - relatos; Matinta nas diferentes artes e considerações finais. Além disso, ao final, proporcionará  leitura e discussão sobre o tema com os participantes.

Objetivo - De acordo com a professora Adriane, considerando a popularidade da lenda amazônica, o minicurso tem a meta de “propor uma visualização acerca de suas possíveis origens e ver de que maneira é feita a representação desta figura na literatura amazônica e em outras manifestações artísticas, tais como a música e o cinema.”

Importância - Para a integrante do Littera, o curso é relevante para a maior apreciação da lenda e da cultura amazônica: “Abordar esta temática se justifica por ser uma oportunidade para discutir sobre a figura da matinta no imaginário popular amazônico, valorizando a cultura local e vendo como este ser ainda está bastante presente em nosso cotidiano, seja em narrativas orais repassadas de geração em geração, seja em textos literários.”

Projeto Littera - Criado em 2013, o Littera visa a “uma abertura de espaço para os estudos de literatura dos países de língua alemã e do Brasil na Casa de Estudos Germânicos (CEG)”, explica a professora. Dessa forma, de acordo com ela, o projeto realiza minicursos variados e bimestrais, ministrados pela coordenadora e pela equipe de colaboradores.

Mais informações aqui.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página