Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa da Facecon e do Numa promove Seminário com renda revertida para o Projeto Peludinhos

• Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h44

keynesfolder3 1

Com o objetivo de homenagear o maior economista do século XX, será realizado, no dia 3 de outubro, o I Seminário Paraense de Estudos sobre John Maynard Keynes. Além de promover, pela primeira vez na Amazônia brasileira, um debate acadêmico-cientifico sobre a Crise Econômica no Brasil e no Estado Pará, sob a égide do autor, o evento vai destinar toda a renda angariada à causa animal do Projeto “Peludinhos da UFPA”.

O seminário nasceu de uma ação em conjunto do Grupo de Pesquisa Novo Institucionalismo Econômico e Fronteiras (GNIEF), liderado pelo professor doutor André Cutrim Carvalho, com o Centro Acadêmico de Economia (CAEcon), ambos da UFPA. Conta com o apoio institucional do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Faculdade de Economia (Facecon), do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia/Núcleo de Meio Ambiente (PPGEDAM/Numa), todos da UFPA e, também, da Universidade do Estado do Pará, Campus XIX.

Para o coordenador do evento, professor doutor em Desenvolvimento Econômico e pós-doutor em Economia André Cutrim Carvalho, o I Seminário Paraense de Estudos sobre John Maynard Keynes destaca-se não só pelo aspecto da discussão acadêmico-científica interdisciplinar, mas também, especialmente, por realizar, pela primeira vez na UFPA, um evento em prol da causa animal, que pretende ajudar o “Projeto Peludinhos”, por meio da doação integral de toda a renda arrecadada oriunda das inscrições.

“O seminário é, certamente, uma oportunidade ímpar para compreender o processo de crise que nos cerca e, sem sombra de dúvida, de alcançar o objetivo mais importante: ajudar os animais do Projeto “Peludinhos” da UFPA”, declara André Cutrim Carvalho.

Por prezar pelo pluralismo teórico, metodológico e, principalmente, pela interdisciplinaridade, o evento é destinado a toda a comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições. O convite é aberto para que todos possam participar e prestigiar a oportunidade de compreender o fenômeno da crise no Brasil e no Estado do Pará.

Programação - O seminário terá como palestrantes professores-pesquisadores renomados da Universidade. A palestra “Estado e Meio Ambiente sob a ótica de Keynes” será ministrada pelo professor doutor André Luís Assunção de Farias, do PPGEDAM/Numa.

“Contextualização histórica e bibliográfica sobre Keynes” terá como palestrante o professor André Cutrim Carvalho, da Facecon/ICSA e do PPGEDAM/Numa. Por fim, a palestra “A Crise Econômica no Brasil e sua repercussão no Pará na Perspectiva de Keynes” será ministrada pelo professor  doutor David Ferreira Carvalho, da Facecon/ICSA, vencedor do Prêmio Brasil de Economia pela obra Macroeconomia Monetária e Financeira da Produção Capitalista.

Os melhores artigos submetidos para o evento serão publicados em uma edição especial da Revista Conexões do ICSA/UFPA. O prazo limite para submissão será no dia 1º de outubro. O resultado será divulgado no mês de novembro. A submissão de artigos é realizada neste link.

Inscrição  - Os quarenta primeiros inscritos, devidamente comprovados, receberão, ao final do evento, gratuitamente, a coletânea composta por quatro volumes do livro vencedor do Prêmio Brasil de Economia: Macroeconomia Monetária e Financeira da Produção Capitalista, de autoria do professor doutor David Ferreira Carvalho.

​Todo discente/profissional inscrito receberá um certificado de participação, em formato eletrônico, que será encaminhado para o e-mail cadastrado. Inscrições e pagamentos podem ser feitos no site do evento.

​Toda renda angariada será destinada, na sua totalidade, para a causa animal do Projeto “Peludinhos da UFPA”. Mais informações, acesse o Facebook do Projeto  ou o site do Projeto.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do site do Seminário, do Facebook ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

I Seminário Paraense de Estudos sobre John Maynard Keynes
Data: 3 de outubro de 2017