Programa Conexões de Saberes promove o Seminário Circuito de Leitura
O Programa Conexões de Saberes da UFPA, criado pelo Ministério da Educação (MEC), ira promover, na sexta-feira, dia 29 de setembro, o “Seminário Circuito de Leitura”. O evento objetiva propiciar um espaço de discussão e reflexão sobre a importância da Mediação de Leitura, sobretudo junto às Comunidades Populares. As inscrições para o Seminário Circuito de Leitura são gratuitas, realizadas no dia e local do evento.
Para o organizador do evento, Maike Paes, a leitura é um importante instrumento de reconstrução pessoal e transformação social, “pois nos possibilita a ampliação do conhecimento da nossa e outras culturas, contribui com o desenvolvimento do senso crítico, estimulando o pensar e o questionar, as quais são habilidades importantes para que o indivíduo desenvolva sua cidadania de forma plena para somar com a demanda social”, declara.
Direcionado a graduandos de Licenciaturas e comunidade geral interessada no tema, o Seminário irá realizar, em sua programação, duas mesas-redondas. A primeira, “A Leitura Como Instrumento de Transformação Social” inicia-se às 8h30 e será ministrada pelo professor Raimundo José. Com início às 10h20, a mesa “A Importância da Mediação de Leitura na Formação do Leitor” será ministrada pela professora Selma Costa Pena.
Conexões de Saberes - O Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares foi criado por iniciativa do MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi), em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação, auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade.
O Programa, em execução na UFPA desde 2005, objetiva a valorização e fortalecimento acadêmico dos estudantes de origem popular em condição de vulnerabilidade social e acadêmica, por meio de projetos que ofereçam aos jovens vinculados às instituições públicas de ensino superior, a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em prol das comunidades populares/baixa renda, principalmente, junto às crianças, adolescentes e jovens, nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica.
Na UFPA, campus do Guamá, o Programa é realizado/mantido com recursos da própria Instituição (Proex/UFPA), atuando em duas escolas periféricas: Consuelo e Souza, bairro Quarenta Horas (desde 2009), em Ananindeua; e Celso Malcher (desde 2011), bairro Terra Firme, em Belém, com dois projetos, “Circuito de leitura: lendo para ser feliz” e “Conectando Saberes no Ensino Médio”; e ainda na produção de vídeos, oficinas, mesas-redondas, apresentação de trabalhos em eventos científicos/culturais locais, regionais e nacionais; construção, articulação e fortalecimento do Fórum de Acompanhamento e Avaliação do projeto de Cotas UFPA, fortalecendo o vínculo com as comunidades populares e a necessidade de elaboração de políticas públicas de ações afirmativas.
Serviço:
Seminário Circuito de Leitura
Data: 29 de setembro de 2017
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA
Hora: 08h às 09h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais