Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Artes Visuais promove oficina para produção de tintas e pigmentos naturais

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 15h54

pigmentos

A Faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV) promove nesta sexta-feira, 29 de setembro, a Oficina/laboratório de Experimentação de produção de tintas e pigmentos naturais. A atividade será ministrada pelo bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Artes Visuais, Alfredo Santos, às 14h.

A Oficina, idealizada pelo professor Artur Leandro, orientador do PIBID para os bolsistas do curso de Artes Visuais, é direcionada para os bolsistas que estão inscritos neste período do projeto.

O Programa PIBID tem como proposta a utilização de matéria-prima natural em sala de aula. A oficina será ministrada por Alfredo Santos, aluno do oitavo semestre de Artes Visuais, que encerra sua participação no Programa em outubro.

Por ser direcionada aos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, não foram abertas inscrições. Porém, a Oficina será aberta ao público.

Indicações - Pede-se aos participantes que providenciem pigmentos e aglutinantes para a produção de tintas, armazenados em potes de maionese ou outro vasilhame com tampa. São recomendados para a conservação o uso de sal, amoníaco, bicarbonato, limão, vinagre, álcool, éter, acetona, formol, etc.

Para os aglutinantes são recomendados baba de babosa, gema e clara de ovo, suco de alho (cabeça de alho) bem concentrado, goma de tapioca, baba de quiabo e papa de jenipapo.

Os pigmentos recomendados são: pigmentos de terra - coletar pelo menos três cores e tonalidades diferentes de terra (barro vermelho, barro amarelo, terra preta), peneirar em um crivo de cozinha e guardar em vasilhas com tampas; pétalas de flores em várias cores - juntar muitas e colocar em infusão de álcool, porém concentrado, fazer uma papa ou cozinhar em água concentrado; legumes - cenoura, beterraba, batata,  bater no liquidificador bem concentrado, com pouca água e álcool; folhas - coletadas no campus da UFPA; corantes utilizados na culinária - urucum; açafrão; tomate, cozinhar ou bater no liquidificador; pimentão vermelho, amarelo e verde, liquidificar/ triturar; casca de cebola (alaranjadas), cozinhar em água ou deixar em infusão em álcool.

PIBID - O projeto, relacionado de acordo com o atual Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA, pretende consolidar o núcleo acadêmico competente na área das Artes Visuais e proporcionar condições aos alunos para perceber, aprender e criticar a realidade regional, com base nas referências advindas dos conhecimentos das Artes Visuais.

O trabalho de acompanhamento continuado das atividades práticas na sala de aula, em que se compartilham tarefas e se consolidam a construção de identidades e cidadanias em jovens, é uma grande oportunidade de se alcançar, de maneira significativa, coerente e mais aprazível, os objetivos a que se propõe a Arte/Educação, especialmente em atividades nas quais se fazem necessárias a comunicação e a expressão artística, com base na apreensão da realidade de forma crítica, transformadora e comprometida, em observância às Diretrizes da Educação Básica.

Nesse sentido, os conteúdos de História da Arte, os códigos da linguagem visual e seus elementos constitutivos, os processos e técnicas artísticas, realizados pelos bolsistas do curso de Licenciatura, serão dimensionados no sentido de permitir a orientação, o acompanhamento e a avaliação de uma docência em Arte, desde a formação do educando (futuro educador) no cotidiano da Escola.

Portanto, essa oportunidade que compreende o presente projeto também se propõe a facilitar, do lado do aluno da rede pública - a construção de identidades e cidadanias na escola, e do lado do professor efetivo - a abertura de espaços dialogais para a renovação de métodos e práticas artísticas em um dos meios mais sedutores do conhecimento: a Arte.

Data: 29 de setembro de 2017
Local: Faculdade de Artes Visuais UFPA