Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum de Pró-reitores discute avaliação e estratégias de crescimento da pesquisa e da pós-graduação no norte brasileiro

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 15h28

27.09.2017 FOPROP Foto Alexandre de Moraes site 4 746x423

Com a temática, “A Pesquisa e a Pós-Graduação no Norte brasileiro: avaliação e estratégias de crescimento”, ocorreu o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação – Região Norte (FOPROP), no último dia 27 de setembro, no auditório da Reitoria da UFPA. O evento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Rômulo Angélica, de pró-reitores de universidades públicas e privadas, além de representantes de instituições de pesquisa da região Norte, como IEC, MPEG e INPA. Com o objetivo de debater problemas em comum entre as instituições, o encontro consistiu em debates e palestras.

Programação - Pela manhã, o Fórum recepcionou os convidados e deu início a palestra “Histórico das políticas de fortalecimento da Pesquisa e Pós-graduação na Região Norte", ministrada pelo professor Rômulo. Após um momento de discussão, o representante da Capes, Tarcísio Teixeira Alves Jr., da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), apresentou a palestra “O financiamento da Pós-graduação e a sua distribuição por Regiões”.

Durante a tarde, o evento teve continuidade com a apresentação da palestra “Balanço e recomendações para diminuição das assimetrias regionais e cumprimento das metas do PNPG 2011/2020 – Comissão Capes, com o professor Carlos Francês. Para finalizar, os presentes discutiram propostas para fundamentar a elaboração da “Carta do FOPROP Norte 2017” a ser encaminhada para o Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP).

27.09.2017 FOPROP Foto Alexandre de Moraes site 5 373x212Objetivos - Os encontros regionais do Fórum antecedem o ENPROP. Por isso, tem a meta principal de debater os problemas que serão apresentados no Encontro Nacional. A vice-coordenadora do FOPROP (Regional Norte), professora Beatriz Ronchi Teles, explica: “É uma reunião dos pró-reitores de pós-graduação e pesquisa da região Norte. Todos os anos fazemos essa reunião, onde debatemos e decidimos as políticas de pós-graduação para região”.

Importância - Assim, ela destaca a importância dessa discussão: Estes encontros são a melhor forma em que os pró-reitores podem discutir os problemas de cada instituição, e os caminhos para melhorar a nossa pós-graduação e a nossa pesquisa. Principalmente agora, depois da avaliação quadrienal da CAPES, quando saíram as notas dos programas. Por isso, vamos discutir algumas políticas de como vamos atuar para melhorar as notas para o próximo quadriênio.”

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, professor Rômulo Angélica, tanto o Fórum como esses encontros têm um papel decisivo em termos da definição das políticas e das formas de pressionar os órgãos para liberação de recursos. Adicionalmente, tem um papel fundamental na diminuição das assimetrias do Sistema Nacional de Pós-graduação.

27.09.2017 FOPROP Foto Alexandre de Moraes site 2 373x212UFPA no Fórum -  “Na região norte, a UFPA ela tem um destaque muito grande, em comparação com as outras IFES, muito diferente de outras regiões do Brasil, que tem várias universidades com perfil semelhante. Assim, a UFPA também desempenha o papel de apoiar a pesquisa e a pós-graduação nesses outros estados", explica o pró-reitor. "Outro ponto que merece destaque:  A Capes instituiu uma comissão de reitores de IFES da região norte, para discutir políticas e ações específicas para a região. O reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, faz parte dessa comissão, que já acena com novas ações, como por exemplo, abertura de editais específicos para a região Norte, nos moldes do PROCAD. Este edital visa estimular e fortalecer mais a região norte. Existem outras ações, como o maior número de bolsas de pós-doutorado para região norte, para atrair jovens pesquisadores para nossa região.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes