Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudo promove atividades de projeto sobre o Círio de Nazaré na Escola de Aplicação

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 15h46

11.10.2012 Círio NPI Foto Alexandre Moraes 015

Em virtude da celebração do Círio de Nazaré, o Grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Inclusiva (GEPEEI) promove, nos dias 5 e 6 de outubro, atividades especiais a partir do Projeto “Educação e Cultura: o entrelaçar do Círio de Nazaré nas vivências da Escola de Aplicação”. Durante as atividades, os alunos da Escola de Aplicação da UFPA acompanharão ações relacionadas aos aspectos culturais e gastronômicos da festividade. A programação faz parte do plano de ensinar a diversidade cultural e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras.

Programação - Por celebrar a culturalidade do Círio, e não a religiosidade, a programação é focada em comidas típicas e personagens-chave para o projeto. No primeiro dia, o grupo realiza a V Corridinha do Círio e a queima de fogos, às 8h; assim como a decoração da Berlinda, a partir das 12h; o Cortejo Cultural, às 18h; e o Festival do Tacacá Noturno. O segundo dia conta com o V Festival de Música, mais um Cortejo Cultural e queima de Fogos. Além de realizar a Procissão do Círio, que percorre o interior e o perímetro da escola, seguida do V Festival de Maniçoba, às 10h. Além disso, o projeto fará a exposição “Expressões do Círio, ancoradas na Diversidade Cultural”. Durante os Cortejos Culturais, ocorrerão homenagens de estudantes, professores e técnicos.

Importância - O GEPPEI realiza diversas atividades durante o ano, mas, por ser ligado a um marco do calendário paraense, as atividades têm a relevância de estar no auge da cultura do Pará. “É possível dialogar sobre diversidade cultural num processo de encontros e reencontros de/entre sujeitos, partilhando saberes e conhecimentos.  Essa partilha impulsiona-nos a outras vivências: músicas, poesias, tucupi, jambu, goma, mandioca, camarão, maniçoba... Arte, emoção, educação, inclusão, fé, pessoas, mãos, esperanças, pão, seres viventes, lutadores, aprendentes. Seres de imaginação, criação. E nesse movimento, como não se surpreender, não conceber essas ações e continuar a caminhar nessa lúdica e pedagógica aventura?”, esclarece a coordenadora do GEPEEI, professora Wanderleia Leitão.

Dessa forma, as atividades têm o objetivo de criar uma relação entre educação e cultura, como contribuição para a formação e a orientação dos estudantes e para a prática pedagógica dos professores. A coordenadora explica: “Esse evento é a escola abraçando a diversidade, promovendo o respeito pelo outro, além de ressignificar as nossas práticas de ensino, até porque nós aprendemos com as crianças também. É uma troca.”

GEPEEI - Criado em 1997, o grupo, voltado para a Educação Inclusiva, visa à capacitação de docentes, técnicos-administrativos e coordenadores pedagógicos. Dessa forma, o GEPEEI tem uma importância significativa na formação dos alunos dos Cursos de Graduação da UFPA, uma vez que integra o ensino, a pesquisa e a extensão. Segundo a professora, com o projeto “Educação e Cultura: o entrelaçar do Círio de Nazaré nas vivências da Escola de Aplicação”, o grupo busca “sistematizar as ações diferenciadas de ensino e pesquisa que se efetivam na escola durante o ano letivo, versando a respeito da temática, o Círio de Nazaré.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Alexandre de Moraes