Página inicial > Ultimas Notícias > Auto do Círio vai às ruas com o tema "Por uma Belém de Paz"

Auto do Círio vai às ruas com o tema "Por uma Belém de Paz"

• Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h19

AutodoCirio ICA1

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizará no dia 06 de outubro 2017, às 19 horas, o "Vigésimo Terceiro Auto do Círio - Ano 2017", com o tema "Por uma Belém de Paz". O cortejo sai da Praça do Carmo em direção a Praça D. Pedro II. O Tema escolhido para este ano revela o sentimento de insegurança e ausência do poder público no dia-a-dia da comunidade,  motivando assim a reedição do tema do ano de 2008 " A Paz".

O Auto do Círio 2017 recebe as assinaturas dos professores Tarik Coelho, na Coordenação Geral, Cláudio Didimano na Direção Cênica e Miguel Santa Brígida na Curadoria. O objetivo é que neste momento de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, os participantes reflitam sobre o fazer artístico com o compromisso com os fatos sociais e históricos da capital paraense e do mundo, aqui o classificamos como associativo. A intenção do diretor cênico Claudio Didimano neste momento, além de mostrar uma relação de afeto e carinho com a cidade, é também fazer um pedido de PAZ.

Histórico - O Auto do Círio, é um programa de extensão universitária, que foi criado em 1993, pela Professora Zélia Amador de Deus, juntamente com Margareth Refkalefsky, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando aos artistas o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua.

A partir de 1995 até 2009 o projeto, já transformado em programa de extensão, passou a ser coordenado e dirigido pelo professor Miguel Santa Brígida, que incluiu no cortejo elementos da música e da cultura popular, reunidos em uma estética de matriz carnavalesca,  onde os artistas do Pará, prestam sua homenagem à Virgem de Nazaré, tradicionalmente, na sexta-feira antes do Círio. Em 2006, o cortejo alcançou o reconhecimento do IPHAN/PA, como bem imaterial associado ao Círio de Nazaré. Desde 2015, o Auto do Círio é coordenado pelo professor Tarik Coelho.

Integração com a comunidade - O Auto do Círio 2017, constitui-se a partir de parceria estabelecida entre a Universidade e a comunidade. Neste sentido, sua criação esta pautada na realização de diversas atividades, entre as quais se destacam: preparação do elenco participante (teatro, dança, canto, cenografia e figurino), concepção e confecção de elementos cênicos, e experimentação cênica no espaço do espetáculo nas ruas da Cidade Velha.

Vigésimo Terceiro Auto do Círio – Por uma Belém de Paz

Dia: 06/10/2017

Hora: 19h

Local: O cortejo sai da rua Dom Bosco/ Praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha, e segue pelas ruas Dr. Assis, Rua Padre Champagnat /Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos, onde acontece a apoteose e encerramento do cortejo.

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Imprensa e Comunicação da ETDUFPA/ICA/UFPA

Foto: Tarik Coelho