Editora da UFPA participa da 69ª edição da Feira do Livro de Frankfurt
A Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) participa, pela quinta vez, da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O evento foi aberto nesta terça-feira, dia 10, pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo presidente francês Emmanuel Macron, e segue até este domingo,15 de outubro. Neste ano, mais de 7,3 mil editoras de 100 países estão representadas. A maior feira literária do mundo deve receber até este fim de semana cerca de 280 mil visitantes.
A Feira – Realizada desde 1949, a Feira do Livro de Frankfurt não é apenas a mais importante feira comercial de conteúdo do mundo, mas também um grande evento cultural, com atividades ligadas aos livros e às artes, como o Creative Business Festival, que reunirá 115 palestrantes para falar sobre cultura, tecnologia, criatividade e livros.
País homenageado – O país convidado de honra neste ano é a França, que leva a Frankfurt mais de 130 autores, entre eles a escritora, filósofa e filóloga Barbara Cassin; os premiados escritores Michel Houellebecq, Aurélie Neyret e Nancy Huston; a escritora e roteirista Yasmina Reza e o escritor, filósofo e professor Frédéric Worms.
O tripé que norteará a programação da Feira neste ano é: o livro, a língua francesa e a discussão de ideias; inovação e digitalização; e juventude e educação. Desse modo, o comitê organizador pretende não somente homenagear a língua francesa, mas também proporcionar debates sobre o uso de novas tecnologias e como aumentar o alcance dos livros a todas as faixas etárias. A política internacional, o respeito aos direitos humanos e a democracia e a luta pela liberdade de expressão darão o tom político da Feira.
Participação – A participação da ed.ufpa na feira ocorre no âmbito do Projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e, no último dia da Feira, dia 15, acontece a entrega do Prêmio da Paz, do Comércio Livreiro Alemão, instituído em 1950, para a escritora canadense Margaret Atwood.
Neste ano, a ed.ufpa está sendo representada pela designer e publicitária Káyra Matos Badarane, editora- assistente da ed.ufpa. A oportunidade de interagir com o ambiente da “Frankfurter Buchmesse” contribui com a formação dos profissionais que atuam no ambiente editorial. Assim o revezamento da representação da ed.ufpa no evento tem possibilitado o aprimoramento de toda a equipe.
Confira a programação completa da Feira do Livro de Frankfurt e acompanhe a cobertura da ed.ufpa no Facebook , Twitter e Instagram.
Texto: Allyson Allen - Editora da UFPA
Fotos: Frankfurt Book Fair/Marc Jacquemin; Káyra Matos Badarane e acervo ed.ufpa
Redes Sociais