Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove curso internacional sobre biodiversidade e Direitos Humanos na Amazônia

• Publicado: Sexta, 13 de Outubro de 2017, 15h54

MundosAmazônicos

A Universidade Federal do Pará realiza, no dia 17 de outubro, às 9 horas, no Auditório Hamilton Correa Nascimento, no Centro de Ciências Jurídicas (ICJ), o I Curso Internacional, Interdisciplinar e Interinstitucional Mundos Amazônicos: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos.

A novidade se dá por várias razões. Trata-se de um Programa de Formação que amplia o conhecimento sobre a Amazônia, na medida em que o Curso pretende transmitir e discutir dados socioeconômicos, políticos, ambientais e culturais sobre as áreas amazônicas de Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname, além do Brasil. O objetivo é fomentar o interesse pela Pan-Amazônia, essa enorme região de mais de 7 milhões de quilômetros quadrados e impulsionar novos processos de cooperação regional.

Por outro lado, o curso dá seguimento a um modelo de cooperação interuniversitária, visto que dele poderão participar instituições da UFPA e de fora dela. Estudantes de pós-graduação terão direito aos créditos relativos à carga horária do evento, mesmo aqueles vinculados a Programas de outras universidades.

Em terceiro lugar, representa, de forma concreta, a cooperação horizontal que, dentro da própria UFPA, vem ocorrendo, na medida em que os promotores são de distintas Unidades da UFPA: Instituto de Ciências Jurídicas, Instituto de Educação Matemática e Científica e o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.

Finalmente, o caráter interdisciplinar estará assegurado pela participação de estudantes das mais distintas áreas de conhecimento, escolhidos em processo seletivo realizado mês passado: Engenharia, História, Direito, Arquitetura, Economia, Letras, Sociologia, Antropologia, Política, Serviço Social, Ecologia, Administração, Geografia, Pedagogia, Biologia e Física.

O curso é coordenado pela professora doutora Nazaré Imbiriba, com larga experiência em cooperação regional e amazônica, além de responsável por Programas Internacionais realizados nos mais distintos países amazônicos.

Dinâmica das atividades- Dividido em cinco módulos, o curso tem 60 horas, 30 vagas e abordará: Realidades Amazônicas - Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza; Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico e O Século XXI e as perspectivas amazônicas no contexto global e latino-americano.

​O evento se inicia no dia 17 de outubro e ocorre até 7 de dezembro, nas terças e sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, e será realizado por meio de aulas expositivas, conferências de professores convidados, workshops, pesquisa de dados secundários e audição, com debates,  filmes e documentários.

Os trabalhos finais dos alunos serão objeto de publicação digital.

Texto e arte: Divulgação