Página inicial > Ultimas Notícias > XVII Encontro Estadual das Crianças sem Terrinha ocorre na UFPA até esta quinta-feira, 19

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h15

16.010.2017 Marcha dos sem terrinha Foto Alexandre de Moraes site4 capa

O Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe/UFPA), com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), promove o XVII Encontro Estadual dos sem Terrinha, com o tema “33 anos do MST: Rumo ao I Encontro Nacional das Crianças sem Terrinha”. O evento começou nesta segunda-feira, 16, e segue até quinta-feira, 19, no Ginásio de Esportes da UFPA, Campus Básico da Universidade.

marcha sem terrinha 373x212O encontro reúne cerca de 500 representantes das várias áreas de acampamento e assentamento do Estado do Pará, com a missão de dar visibilidade à realidade vivenciada pela infância no campo, pautando problemas que afetam diretamente o seu dia a dia. As crianças participantes do evento têm entre sete e 12 anos de idade.

Serão discutidas questões como o direito de ter acesso à educação de boa qualidade independentemente do local onde vivem, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); denúncias contra a violência infantil e fechamento de escolas do campo;  assim como a realização de muitas atividades culturais, artísticas e brincadeiras populares.

A programação prevê apresentações culturais com grupos de Belém, como os Palhaços Trovadores e o Arraial do Pavulagem, 20 oficinas e formação com grandes temas.

marcha sem terrinha 373x212Mobilização - O CAPe da UFPA Belém, em parceria com a Faculdade de Educação (FAED/UFPA), realiza campanha de mobilização dos estudantes de Pedagogia para participarem do encontro, a fim de apoiarem e auxiliarem o evento.

O apoio e o auxílio poderão se dar por meio da realização de oficinas, monitoria e doação de materiais pedagógicos (lápis, papel, cola, tesoura, massinha de modelar etc.) para a realização das 20 oficinas que constituem a programação do encontro.

Inscrição - Interessados devem escolher como apoiar e participar do evento, podendo se inscrever nas três formas de participação e auxílio, pelo link. Haverá certificação aos participantes.

De acordo com Paulo Santos, componente da coordenação estadual do MST, o encontro dos sem terrinha na Universidade é muito significativo para o Movimento. “Fazer este encontro na capital é muito importante para o Movimento e para a sociedade. As crianças vão ter a oportunidade de debater a realidade camponesa em relação à educação e  à alimentação saudável. Este é um debate muito importante para nós, agricultores”, destaca Paulo.

Data: 16 a 19 de outubro de 2017
Local: Ginásio de Esportes da UFPA - Campus Básico.

Texto: Elizandra Ferreira e Caio Maia  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes