Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA lança a revista “Arteriais” no formato impresso

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h10

Arteriais Revista ICA

Nesta quinta-feira, 19, a Revista Arteriais, revista de arte contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, ganha a versão impressa. O lançamento ocorre no Museu da Universidade (MUFPA), às 19h, localizado na Avenida Governador José Malcher, 1192, no bairro Nazaré, em Belém. Trata-se de um projeto concebido pelo PPGARTES, o qual tem, hoje, em seu comitê editorial os professores doutores Ana Flávia Mendes, Bene Martins e Orlando Maneschy. Conta, ainda, com os discentes Keyla Sobral e Beno Filo como editores responsáveis, e seu conselho editorial traz pesquisadores de relevância nas Artes Visuais, Cênicas e Musicais, como pode ser visto na própria revista. Cabe destacar que a Arteriais é a primeira revista acadêmica em Artes, da Região Amazônica, cadastrada na plataforma Periódicos.

A Revistas Arteriais iniciou as atividades em 2015, apenas em plataforma on-line, mas, com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Programa de Estímulo às Artes Visuais, e o apoio fundamental da Associação dos Amigos do Museu da UFPA, ela pôde ter sua versão impressa. "A Arteriais nasce como fruto de um processo reunindo saberes e expressões, resultado de pesquisas acadêmicas, bem como de experiências estéticas, congregando múltiplas manifestações do campo artístico. Este apoio da FUNARTE revela a confiança na revista, bem como o papel da FUNARTE como instituição fundamental para o País", afirma Maneschy.

Com o intuito de ser esse espaço de circulação do conhecimento, nesta primeira edição, há participações importantes, como: André Parente, Pablo Lafuente, Marisa Mokarzel, Cristina Freire, Marcos Cohen, Keyla Sobral, Cristina Tourinho, Paulo Castagna, Robin Wright,  entre outros. “São inúmeras as abordagens presentes nas múltiplas linguagens que a revista aborda, ampliando o campo científico no grande campo de que são as Artes.”

Além de artigos de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, a revista apresenta uma particularidade: trazer partitura de peça musical, portfólio de Artes Visuais, bem como entrevista em alguns números. É o entendimento de que o conhecimento em Artes se manifesta de distintas formas. "Ao constituir espaço para a circulação do conhecimento, a Arteriais se propõe a estabelecer um território de difusão de informações do que está sendo produzido e refletido na atualidade, sem deixar de lado a história e suas perspectivas", afirma a professora doutora Lia Braga, coeditora responsável por este primeiro número impresso.

"A Arteriais é reflexo deste tempo em que vivemos, fluído, e com atravessamentos de todas as linguagens, inaugurando um território do diálogo sobre as Artes", finaliza o professor Maneschy.

Lançamento da versão impressa da Revista Arteriais nº 01
Data: 19/10 (quinta-feira)
Local: Museu da UFPA (MUFPA), na avenida Governador José Malcher, 1192, Nazaré, Belém.
Acesse aqui a versão on line da Revista Arteriais.

Texto e arte: Divulgação