Página inicial > Ultimas Notícias > Progep promove Ciclo de Palestras Organizacionais em comemoração à Semana do Servidor Público Federal

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h20

Banner UFPA

Em comemorações ao Dia do Servidor Público Federal, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), promove uma programação especial para os servidores. Entre as atividades previstas, sob execução da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), está o lançamento do Ciclo de Palestras Organizacionais 2017, que visa proporcionar aos servidores o desenvolvimento de competências transversais, necessárias a todos os cargos da Universidade.

Para este semestre, serão ofertadas sete palestras, sendo elas: Ética no serviço público; Como identificar os talentos da sua equipe; Gestão documental; Segurança no trabalho: identificando riscos; Como trabalhar em Equipe; Comunicação interna na UFPA; Excelência no atendimento ao público. Todas serão realizadas, respectivamente, nos dias 17, 18, 25 e 26 de outubro e 1º, 8 e 22 de novembro, no auditório do Capacit, sempre das 8h30 às 12h30.

Para participar, é necessário que o servidor realize sua inscrição em cada uma das palestras, separadamente, pelo SIGRH até o prazo estabelecido no sistema, seguindo o caminho: Capacitação>Turmas>Consultas abertas. Cada palestra dará direito a uma certificação individual de 4h, mas, caso o servidor tenha participado de um número de palestras que totalize o mínimo de 20h, poderá requerer a certificação única do Ciclo na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  A participação em palestra ofertada no 1º semestre deste ano também poderá ser contabilizada. Confira outras informações aqui.

A iniciativa de promover o Ciclo de Palestra é para estimular a participação dos servidores nesse tipo de capacitação, que, segundo a coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento, Larissa Melo, é importante para o desenvolvimento de competências fundamentais aos servidores da Universidade. “A equipe do Capacit elaborou a proposta do ciclo com base na análise das temáticas abordadas pelas palestras programadas por dentro do Plano Anual de Capacitação(PAC) 2017/2018, em que ficou evidente a possibilidade de conciliar a participação nas palestras com a viabilidade de progressão por capacitação, criando-se o ciclo que permitiria o atingimento da carga horária mínima de 20h”, afirmou.

Larissa ressalta que, em se tratando das capacitações ofertadas em formato de palestras, “somente a certificação do Ciclo de Palestras Organizacionais poderá ser utilizado para a progressão por capacitação. Isso porque o ciclo foi pensado com o intuito de permitir que o servidor concluinte do ciclo de palestras, com, no mínimo 20 horas de participação, considerando a Lei 12.772, artigo 41, possa solicitar a emissão do certificado do ciclo ao Capacit.”

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza de Miranda, explica que a capacitação assume papel importante para o desenvolvimento dos servidores da Universidade. “Participar dos eventos de capacitação possibilita o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, o que acreditamos contribuir positivamente com o alcance dos objetivos da Instituição, declarou.

Texto e arte: Divulgação / Progep