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Campus Altamira recebe I Congresso Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia

  • Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 15h14

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Com o intuito de proporcionar um espaço de construção do conhecimento na sociedade do sudoeste paraense e convidados de outros Estados e regiões do País, o Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (Gedtam), da Faculdade de Geografia do Campus de Altamira, promove o I Congresso Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (Codetam). O evento, que é um simpósio didático-científico, ocorre no período de 23 a 28 de outubro no campus local.

Gedtam – O grupo tem como missão estudar as transformações recentes ocorridas na Amazônia, tendo como marco a consolidação do povoamento a partir da década de 1990 e a reorientação da política estatal para a região. A pretensão é entender como as políticas de desenvolvimento engendradas pelo Estado e pelas grandes capitais promovem diferentes lógicas de organização e produção existentes no território, identificando as dinâmicas territoriais estabelecidas com base na ação de agentes públicos/privados na Amazônia.

Objetivo – Por meio da programação, busca-se consolidar o I Codetam como fórum de atividades acadêmico-científicas que corroborarão a compreensão do desenvolvimento proposto, bem como das consequências deste nas dinâmicas territoriais vividas pela Região de Integração do Xingu.

“Os esforços foram para realizar a tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão), respondendo às necessidades do contexto e às demandas da sociedade em que se propõe a formação dos sujeitos. Nesse sentido, o exercício de pensar e agir nas ciências geográficas se faz, como pauta no Projeto Pedagógico de Curso, buscando conhecer e explicar as múltiplas interações entre sociedade e natureza”, comenta o professor José Herrera, coordenador geral do evento.

Importância – O grupo acredita que a consolidação de espaços de debates extras com professores pesquisadores de outras instituições, para que possam ser repensadas e aperfeiçoadas as metodologias e fundamentações que subsidiam a atuação dos docentes e a formação dos discentes do Campus de Altamira, corrobora uma proposta de ensino-aprendizagem pautada na formação de sujeitos territoriais.

Mais informações, clique aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

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