Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Artemática mostra que união de Matemática e Arte pode tornar o aprendizado mais prazeroso

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 15h23

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2017

A Matemática está em tudo! É com esse tema que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) homenageia o Biênio da Matemática, e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, preparou uma programação para mostrar que o casamento entre Matemática e Arte pode tornar o aprendizado ainda mais prazeroso. A SNCT 2017, evento organizado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem o objetivo de aproximar a ciência da população. Este ano, a semana ocorre entre os dias 23 e 29 de outubro em todo o país.

Matemática, Arte e cotidiano - O Projeto Artemática surgiu no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da UFPA, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). Financiado pelo Edital nº. 02/2017 do MCTIC/CNPq, o projeto objetiva estimular e divulgar conhecimentos matemáticos por meio de atividades lúdicas e artísticas, que contemplem desde o ensino fundamental até o nível superior. “Por sua natureza lúdica, a Arte pode contribuir para difusão e popularização da ciência, em especial da Matemática, tornando-a mais atrativa e estimulante, e, deste modo, cativando os jovens para sua aprendizagem”, afirma a professora doutora Cristina Lúcia Dias Vaz, coordenadora do projeto.

Oficinas - Entre as principais atividades do projeto na SNCT 2017, está a realização de oficinas Artemáticas entre os dias 24 e 27 de outubro, ofertadas a alunos e a professores da Escola de Aplicação da UFPA e da Escola Estadual Temístocles de Araújo, ambas em Belém do Pará, além da Escola Estadual João Batista de Moura Carvalho, de Benevides, do IFPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém.

As oficinas contam com atividades propostas em um caderno, que apresenta personagens divertidos para mediar a aprendizagem. Phi, a letra grega que representa o número de ouro, é o protagonista; Phida é filósofa, artista e traz dicas importantes para a realização das tarefas do caderno. Phiphi, a mais nova da turma, mostra algumas curiosidades ao longo das atividades. O DesaPhio é deficiente visual e oferece muitas charadas para tornar o aprendizado ainda mais desafiador.

O caderno de atividades, base para o desenvolvimento de todas as ações, sugere a realização das oficinas de “Tapete Furado”, a ser desempenhada no dia 27 de outubro na UFPA e no IFPA, bem como das oficinas de “Árvore Matemática” e “Degrau Fractal”, ofertadas de 24 a 26 deste mês, nas três escolas de ensino básico selecionadas. O caderno também disponibiliza diversos exercícios matemáticos de diferentes níveis de dificuldade.

No total, 500 alunos dos ensinos fundamental, médio e superior devem receber a versão impressa e colorida do fascículo para realizar suas atividades. A versão digital do caderno estará disponível em breve para download, no site da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da UFPA.

Exposição “A Matemática está em tudo” – O Artemática é parceiro da UEPA e do IFPA na Exposição “A Matemática está em tudo”, que ocorrerá no Shopping Bosque Grão Pará, com abertura no dia 23 de outubro (segunda-feira), às 18h, e segue até o dia 29 (domingo). Gratuita e aberta ao público, a exposição integra a SNCT 2017, trazendo elementos matemáticos e lúdicos, com o objetivo de popularizar esta ciência e torná-la cada vez mais familiar.

Entre as peças da exposição, estão objetos matemáticos, como os cartões fractais, a esponja de Menger, o triângulo e o tapete de Sierpinski. Trata-se de objetos matemáticos construídos por meio de processos interativos, apresentando cópias de si mesmos, em escalas menores ou maiores. Também fazem parte da exposição o caderno de Artemática, o personagem Phi e sua turma, confeccionados em impressora 3D.

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) também estará presente na mostra, por meio de um projeto liderado pelo prof. dr. Miguel Chaquiam. Os produtos do projeto falam, de maneira diferente, sobre a história e a presença da Matemática no cotidiano: quadros de ilusão de ótica, jogos interativos, objetos manipuláveis, livros antigos, vídeos científicos sobre a história da Matemática, bem como o show “Matemágica”, que trabalhará o ilusionismo por meio de números.

Já o IFPA levará para a exposição um Arduino aranha: um robô em formato de aranha, controlado remotamente e usado também como plataforma de prototipagem eletrônica. Os Arduino têm a finalidade de facilitar o acesso à robótica. A aranha será exibida ao público nos dias 23, 27, 28 e 29 de outubro. Sob a coordenação do prof. dr. Glauco Lira Pereira, o IFPA também levará jogos matemáticos, maquetes e quatro vídeorreportagens feitas na feira do Ver-o-Peso, em Belém, para mostrar a aplicação da matemática no dia a dia.

Trilha “Simetria no Museu Goeldi” - Entre os dias 23 e 27 de outubro, será realizada a trilha “Simetria no Museu Goeldi”. Organizada pelo projeto Artemática em parceria com o Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi. A proposta objetiva identificar pontos de simetria em elementos da natureza e da arquitetura presentes no parque zoobotânico da Instituição. No dia 25 de outubro, Dia C da Ciência Brasileira, 20 crianças da Escola de Aplicação da UFPA, acompanhadas pelo professor Rogério Mafra, participarão da atividade e poderão explorar a Matemática de forma lúdica, no contato com animais, plantas, exposições e prédios históricos.

>>Projeto Artemática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017)
Período: 23 a 29 de outubro.
>> Oficinas de Artemática
Período: de 24 a 26 de outubro
Confira aqui a programação completa.

Texto e arte: Divulgação