Página inicial > Ultimas Notícias > IX Seminário de Teatro da ETDUFPA começa no dia 30 de outubro

IX Seminário de Teatro da ETDUFPA começa no dia 30 de outubro

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 15h51

teatro e dança

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)  promove, no período de 30 de outubro a 1º de novembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) e nas dependências da ETDUFPA,  o IX Seminário de Teatro da ETDUFPA, com o tema "Teatro e Política: para onde eu aponto esta arma?", coordenado pelos professores doutores Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida,  José Denis Bezerra e  Ana Karine Jansen.

Com o tema desta edição, o evento pretende estimular reflexões com base no cruzamento de olhares em uma perspectiva epistemológica entre diferentes áreas das ciências das humanidades em diálogo com as Artes Cênicas, aproximando as realidades de diferentes territórios, mas respeitando suas respectivas singularidades.

Teatro e Política - Anual e alcançando sua nona edição, o IX Seminário de Teatro da ETDUFPA  propõe uma abordagem entre teatro e política, o que se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento e o registro do teatro político produzido no Pará, no Norte e até mesmo em nível nacional. O objetivo é que contribua tanto para a formação acadêmica dos alunos do curso de Licenciatura em Teatro quanto para o aperfeiçoamento do corpo docente, além de proporcionar a oportunidade aos artistas, aos produtores culturais e à comunidade paraense, de um intercâmbio no âmbito das Artes Cênicas, com a produção e a pesquisa realizadas em outras regiões do País, por profissionais gabaritados e de notório conhecimento em suas áreas de pesquisa e criação artística.

Programação - Além das palestras dos professores convidados, cujas abordagens contribuirão, com base em diferentes ângulos, para a discussão do tema geral, será realizada pela primeira vez, como parte da programação, a Mostra de Vídeos, com o objetivo de ampliar a dimensão reflexiva do evento. Também haverá Grupos de Trabalhos em que alunos do curso de Licenciatura em Teatro e pesquisadores de Programas de Pós-Graduação em Artes apresentarão os andamentos e os resultados de pesquisas realizadas no campo das Artes Cênicas. Essas atividades serão coordenadas por professores do curso de Licenciatura em Teatro, em conjunto com o Centro Acadêmico do curso.

Haverá também a apresentação artística dos espetáculos: "Marx baixou em mim", com dramaturgia e direção de Jitman Vibranowski, do Rio de Janeiro, e do solo , com dramaturgia e direção de Elmir Mateus, artista experimental multimídia, com Pós-Graduação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), performance, oficinas, palestras e mostra de vídeos. Vários  professores convidados, como Gabriela Chiari, doutoranda em Teatro pela UFMG, com pesquisa "O Corpo Expressivo no Teatro do Oprimido", e os artistas pesquisadores Jitman Vibranovski (Rio de Janeiro) e Elmir Mateus(UFBA), têm participação confirmadas no evento.

IX Seminário de Teatro da ETDUFPA - "Teatro e Política: para onde eu aponto esta arma?"
Data: 30 de outubro a 1º de novembro
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal - Belém/PA.
Entrada Franca.
Programação completa aqui.