Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > No Dia C da Ciência, a UFPA vai ao shopping, ao museu, a escolas e abre as suas portas
Início do conteúdo da página

No Dia C da Ciência, a UFPA vai ao shopping, ao museu, a escolas e abre as suas portas

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 16h01

Dia C da Ciencia UFPA

O próximo dia 25 de outubro marcará um momento importante para a ciência brasileira. No clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no período de 23 a 29 de outubro de 2017, instituições de ensino e pesquisa de todo o país promoverão o “Dia C da Ciência”. A ideia é que, a partir deste ano, as quartas-feiras das edições da SNCT sejam configuradas como Dia C. 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o conjunto de instituições comprometidas com essa mobilização nacional. Na programação estão atividades de comunicação da ciência com foco em congregar diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas serão realizadas por diferentes projetos da UFPA, em parceria com outras universidades e centros de pesquisa do estado e do país.

Um dos destaques da programação é a Exposição “A Matemática está em tudo”, que tem o mesmo tema da SNCT 2017. A exposição será realizada no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém-PA, com abertura no dia 23 de outubro, às 18h, seguindo até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita. A ação é fruto da parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Da UFPA, estarão em exibição objetos matemáticos produzidos no âmbito do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela professora Cristina Vaz, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.

Trilha - O projeto também realizará oficinas, exposições e a Trilha “Simetria no Museu Goeldi”, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. A partir do uso da fotografia e de um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi – disponibilizado a partir do dia 23 de outubro), os participantes da trilha vão identificar e registrar em imagens elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. No dia 25, a trilha terá a participação de alunos da Escola de Aplicação da UFPA, além de ser aberta ao público em geral. A ideia é mostrar como a Matemática está presente em diferentes situações cotidianas e o quanto pode inspirar e ser inspirada pela Arte.

Na programação do Dia C da Ciência da UFPA também será possível conhecer um grande feito da Matemática brasileira: a descoberta das equações da Superfície Costa, assim denominada por causa do nome do professor doutor Celso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que resolveu o problema matemático dessa superfície, na época há mais de 200 anos em aberto. O pesquisador ministrará a Palestra “Uma superfície insólita” para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, em Belém. Parceiro de pesquisadores da UFPA em várias iniciativas, o professor é convidado especial da programação da SNCT organizada pelo projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, aprovado na Chamada do MCTIC e do CNPq e coordenado pelo professor Marcos Diniz (PPGCIMES-UFPA). Além da palestra, durante a semana, o professor Celso Costa fará a Apresentação “O mundo mágico da Matemática” para alunos de uma escola pública da Ilha do Combu, localizada em frente a Belém.

O projeto prevê, ainda, oficinas com temas voltados para a região, como a Oficina “A matemática da rasa de açaí”, ministrada pelo professor José Miguel Veloso (PPGCIMES-UFPA). Outro destaque são as exposições interativas de objetos matemáticos, de experimentos da física e de softwares educacionais, como um aplicativo, desenvolvido sob a coordenação dos professores Marcos Diniz e Dionne Monteiro (PPGCIMES-UFPA). A partir das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, usuários poderão visualizar a simulação de poliedros (sólidos geométricos) em 3D por meio do celular e de óculos especiais. Em alguns dias da programação da SNCT, as exposições vão acontecer no barco para receber a participação de alunos e professores de escolas das ilhas do entorno de Belém.

No Campus da UFPA - Também dentro da sede da UFPA na capital, na Cidade Universitária José da Silveira Netto, no bairro do Guamá, serão promovidas ações no Dia C, como Visitas Guiadas ao Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), coordenado pelo professor Elinei Santos; ao Laboratório de Demonstrações (LABDEMON), coordenado pelo professor Jorge Rodrigues; ao Núcleo de Astronomia (NASTRO), coordenado pelo professor Luís Carlos Crispino; e ao Museu Interativo da Física (MINF), coordenado pelo professor Newton Barbosa Neto; todos docentes da Faculdade de Física  da UFPA. No início da noite, o NASTRO-UFPA realizará uma edição especial da atividade semanal “Quartas Astronômicas”, com palestra sobre Astronomia, seguida por observações astronômicas, quando há condições meteorológicas favoráveis. Esses projetos, vocacionados à popularização e educação da ciência, promovem atividades em parceria com escolas e outras instituições durante o ano todo e terão intensa programação ao longo de toda a SNCT.

Na área das Humanidades, a comunicação da ciência também será promovida no âmbito do “Projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do qual a UFPA é equipe associada. O projeto é desenvolvido por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFPA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estarão reunidos em Belém para discussão do andamento da pesquisa realizada em nível nacional com jovens. Nessa ocasião, a Profa. Mariangela Toaldo (UFRGS) e a Profa. Jane Marques (Universidade de São Paulo-USP/UFPA) ofertarão o Workshop “Literacia Digital: educação para a leitura de conteúdos midiáticos”. A proposta é sensibilizar os participantes para como a literacia digital pode contribuir na formação do público infantil frente aos conteúdos midiáticos, especialmente no que se refere à identificação e à reflexão crítica em relação a apelos ao consumo.

Pesquisadores da UFPA que participam do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) ainda atuarão no Planejamento de Divulgação e Cobertura Multimidiática das ações da instituição no Dia C e na SNCT 2017, gerando conteúdos estratégicos para as redes sociais e para a imprensa. O INCT é uma rede liderada pela Fundação Oswaldo Cruz, com a participação de 14 instituições de todas as regiões brasileiras e estrangeiras com expertise em comunicação pública da ciência, incluindo a UFPA, que também integra o Comitê Gestor.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A SNCT 2017 ocorrerá oficialmente de 23 a 29 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”, em articulação à celebração do Biênio da Matemática (2017-2018). Nesses dias, em todo o Brasil, universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas, museus, escolas, órgãos governamentais, empresas e outras instituições promoverão atividades para compartilhamento dos conhecimentos científicos.

Criada em 2004 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana é liderada pela Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência  (CGPC/SEPED/MCTIC). Este ano, chega à sua 14a edição, estimulando a discussão da pauta de C&T no país e dando visibilidade à inovação da pesquisa nacional.

Serviço – Acesse a Fanpage Facebook do INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Programação completa aqui.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página