Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação em Antropologia promove seminário sobre o Fazer Antropológico Como Forma de Resistência

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 15h19

Antropologia em Foco

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, promove, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o VI Seminário Internacional Antropologia em Foco, com o tema “O Fazer Antropológico Como Forma de Resistência”. O evento tem por objetivo viabilizar um fórum de debates sobre a interdisciplinaridade em Antropologia com relação a temas de relevância para a Pan-Amazônia.

O VI Seminário Internacional Antropologia em Foco pretende promover o fórum de debates ao estabelecer o diálogo entre acadêmicos que apresentam resultados de pesquisas já realizadas e estudantes de pós-graduação que iniciam suas trajetórias junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) nos quatro campos da Antropologia (Antropologia Social e Cultural, Arqueologia, Bioantropologia e Antropologia Linguística) e suas interfaces disciplinares.

Segundo Secretário do PPGA, A.Carlos Villas, docentes discutirão o tema do fazer antropológico na contemporaneidade com pesquisadores brasileiros e estrangeiros em conferências, mesas-redondas, rodas de conversa e sessões de comunicações coordenadas, além de sessões de filmes etnográficos, exposições e lançamentos de livros.

“A produção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia será divulgada, desta forma, não somente junto à comunidade acadêmica local, mas também junto à população paraense como um todo e à comunidade científica nacional e internacional”, completa.

Programação - Na sexta edição do Seminário será apresentado o estado da arte nas pesquisas em quatro grandes eixos temáticos: Estado, Políticas e Direitos: a Antropologia na berlinda; Diversidade Sexual e de Gênero em Contextos Diferenciados: descolonizando, descentrando e desaxializando a Antropologia brasileira; Alimentação, Saúde e Território; e Línguas indígenas, linguística antropológica e inclusão social: desafios para o PPGA.

A programação do primeiro dia de evento será composta pela Conferência proferida por Alfredo Wagner de Almeida, da UEA; a mesa-redonda Direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Novas Configurações Identitárias na Amazônia; a Conferência proferida por Estêvão Fernandes, da UNIR; a mesa-redonda Diversidade Sexual e de Gênero Fora dos Eixos; e a Roda de conversa Ética, Escrita e Retorno no Fazer Antropológico; além de uma mostra de filmes documentais e etnográficos.

A programação completa está disponível aqui

Inscrições - As inscrições para o VI Seminário Internacional Antropologia em Foco, “O Fazer Antropológico Como Forma de Resistência”, devem ser realizadas no site do evento.

Data: 24, 25 e 26 de outubro de 2017
Local: Auditório do IFCH e Miniauditório do PPGA