Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança da UFPA e Aliança Francesa promovem o espetáculo “Kaaro”

• Publicado: Domingo, 22 de Outubro de 2017, 08h45

KAARO

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Aliança Francesa de Belém, realiza, nesta terça-feira, 24, e na quarta-feira, 25 de outubro, nas dependências da ETDUFPA, a apresentação do espetáculo de dança contemporânea “Kaaro”, com entrada gratuita. O espetáculo, que privilegia o encontro da cultura tradicional da Ilha de Mayotte com a cultura contemporânea, é uma troca entre a Companhia de Jeff Ridjali, com sede em Mayotte, e a Companhia En Lacets com sede em Reims.

“Kaaro” assenta-se na percepção poética das observações de campo, por meio do encontro entre o que imaginamos encontrar em Mayotte e o que encontramos verdadeiramente. O espetáculo lança um olhar contemporâneo sobre os costumes tradicionais, que tendem a cair no esquecimento, os quais a criação artística revisita e permite que sejam redescobertos pelo olhar do espectador.

Haverá, também, nas dependências da ETDUFPA, oficinas de Corpo e Voz e de Dança Contemporânea, com vagas limitadas e voltadas apenas para alunos da ETDUFPA matriculados e professores da instituição, conforme programação e horários abaixo.

História do Kaaro - O espetáculo é fruto de uma criação que reúne uma mulher e dois homens, elaborado na Ilha de Mayotte e na França metropolitana durante dois anos. Trata-se de um trabalho de escrita contemporânea, na qual os recursos de inspiração são tanto a dança e a música tradicional quanto o estudo do gesto no cotidiano. Este trabalho também busca um intercâmbio entre culturas e propõe um enriquecimento por meio das trocas culturais.

Música & Dança - O Atelier Música & Dança, ministrado por Jeff Ridjali, foi pensado no âmbito do espetáculo “Kaaro”, por isso privilegia as cores da Ilha de Mayotte como expressão artística, oferecendo ao participante a possibilidade de vivência das etapas de criação do espetáculo. O atelier consistirá em fazer os participantes se conectarem ao patrimônio e ao cotidiano de Mayotte, apoiando-se em fundamentos da dança contemporânea e abordando aspectos como: suporte, peso, contrapeso, contato, saltos, quedas, passos, relação com o corpo, com outros corpos, relação com o espaço, relação com os objetos, com a musicalidade, o ritmo e a respiração.

Corpo e Voz – O Atelier Corpo e Voz busca explorar a extensão vocal, visitar diferentes timbres e registros vocais. Nele, o participante poderá se comunicar e entrar em contato com o outro por meio do som, das emoções, das intenções, do movimento e dos gestos, dando lugar à sua expressividade e à sensibilidade, trabalhando improvisação, sonoridade, ritmo, movimento, música e palavras. Com a coreógrafa/dançarina Maud Marquet, esse atelier busca descobrir as possibilidades da voz e do corpo e suas associações possíveis, de maneira lúdica e dinâmica, trabalhando respiração, linguagem e ritmo, dando vida às palavras pelo movimento, tornando-as percussivas. O trabalho vai se fazer por meio da improvisação, guiada individualmente ou em grupo.

Atelier de Poesia Falada - Damien Guillemin, slameur, será facilitador do atelier de criação de slam, movimento de liberdade de expressão, que permite ao slameur, sem música, nem figurino ou acessório, tomar a palavra para recitar um texto de sua autoria.

O atelier visa estimular a criatividade e a liberdade artística utilizando, de maneira lúdica, os códigos da linguagem francesa (personificação, campo lexical, campo semântico, metáfora etc.), misturando a imaginação escrita e a performance artística.  A elaboração textual, individual ou conjunta, constituirá uma base de trabalho do atelier, que terá sua produção socializada ao final, com textos recitados pelos alunos.

• Programação do Espetáculo “Kaaro” em Belém:
    24/10 – 20h :  Escola de Teatro e Dança da UFPA (Sala 5)
    25/10 – 17h : UFPA Campus Guamá - Palco no Espaço aberto do Vadião
  • Programação dos Ateliers:
    25/10 – 10h às 12h: Atelier Música & Dança (Jeff Ridjali) – Escola de Teatro e Dança UFPA
    25/10 – 10h às 12h: Atelier Corpo e Voz (Maud Marquet) – Escola de Teatro e Dança da UFPA
    25/10 – 10h às 12 & 14h às 16h: Atelier de Poesia Falada (Damien Guillemin) – Aliança Francesa
    25/10 – 18h30 às 19h30: - Apresentação dos resultados do Atelier de Poesia Falada;  Bate-papo sobre voz e linguagem corporal (todos os artistas) – Aliança Francesa de Belém

Texto e foto: Dvulgação