Projeto Ciclo das Quartas recebe criador da flauta doce em cerâmica
O Projeto Ciclo das Quartas, realizado pelo curso de Licenciatura em Música da UFPA, vai receber como convidado, nesta quarte-feira, 25 de outubro, o discente, concluinte do curso, Sílvio Barbosa, um dos vencedores do Prêmio de Produção e Difusão Cultural / Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará, no ano de 2017. O músico falará sobre o processo de criação de uma flauta em cerâmica, desenvolvida junto a artesãos de Icoaraci, e executará músicas inéditas compostas para essas flautas.
O projeto tem como objetivo produzir, promover e realizar eventos artísticos, culturais e acadêmicos voltados à divulgação de atividades artísticas e à reflexão sobre o papel das artes na nossa sociedade, por meio de apresentações artísticas, performances e exposições, palestras, minicursos, simpósios, mesas-redondas e outros formatos. Nessa perspectiva, também promove a participação de convidados externos à comunidade da UFPA.
O convidado da próxima sessão do Ciclo da Quartas será o músico Sílvio Barbosa, que estudou Flauta transversal na Escola de Música da UFPA e é concluinte do curso de Licenciatura Plena em Música. Atualmente, o foco de sua atividade está em desenvolver métodos, técnicas e composições para experimentar novas sonoridades divulgando e difundindo seu novo trabalho: a criação de uma flauta em barro, desenvolvida junto a artesãos de Icoaraci.
No Ciclo do dia 25/10, Silvio vai relatar os processos de desenvolvimento do instrumento, as dificuldades para conseguir alcançar uma afinação ocidental na flauta, as novas sonoridades decorrentes do processo, além de apresentar músicas compostas para esse novo instrumento.
Ciclo das Quartas -Sendo realizadas há 20 anos, sob a responsabilidade da Licenciatura em Música e com o apoio da PROEX/UFPA, as sessões do Ciclo das Quartas são abertas à comunidade interna e externa. A Temporada 2017 já promoveu 35 eventos, apenas nesse ano.
Acontecem todas as quartas-feiras, às 17hs, no Ateliê de Artes da UFPA, Campus do Guamá, contando com apresentações de docentes, discentes, egressos e convidados externos. A equipe do Projeto é constituída por um bolsista PIBEX e oito voluntários permanentes.
O Convidado - Silvio Barbosa iniciou sua atividade artística aos 13 anos como flautista autodidata, tocando em grupos folclóricos da cidade de Belém, participando, assim, dos principais festivais folclóricos do Brasil (Rio de Janeiro, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul) e do mundo (México, Espanha, Portugal, Suiça, França, Bélgica).
No ano de 2007, foi contemplado com a bolsa de estudo/pesquisa ofertada pelo Instituto de Arte do Pará (IAP), hoje casa das Artes, com o nome de“Flautas Artesanais em Estudo”, quando fez um levantamento e registro das diferentes flautas tocadas no carimbó de Belém e no interior do Estado, realizando vários shows, palestras e exposições das flautas.
Músico integrante do regional Carimbó de Icoaraci, conjunto que faz a roda de carimbó do Espaço Cultural Coisas de Negro, com 17 anos de existência na cidade de Belém, acompanhou artistas como Ronaldo Silva, Nazaré Pereira, entre outros.
Atuante também em grupos de samba, desenvolve músicas instrumentais no Trio Chamote, já tendo se apresentado no Projeto Ver o Peso da Música 2014; Festival do SESC de Jacarezinho - FEJACAN- PR; Festival do Sesc Maringá – FEMUCIC-PR 2015 e Festival SONIDO em Belém, em 2015, trabalho que pode ser visualizado nos Programas Conexão Cultura do Pará e no Programa Timbres, da TV Cultura.
Serviço:
Data: 25 de outubro de 2017
Local: Hall do Ateliê de Artes da UFPA – Campus Guamá
Hora: 17h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais