Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Ética no Uso de Animais da UFPA realiza evento de Educação Continuada
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética no Uso de Animais da UFPA realiza evento de Educação Continuada

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h19

logo CEUA UFPA

O Comitê de Ética no Uso de Animais da UFPA (CEUA/UFPA), em parceria com a Reitoria da Universidade e com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), realiza, no dia  31 de outubro, o “Curso de Educação Continuada”. O evento, que ocorre no Auditório Arlindo Pinto, do ICB, faz parte das atividades anuais de Educação Continuada do CEUA/UFPA. Serão realizadas palestras abordando a legislação sobre o uso de animais na pesquisa e no ensino, além de requisitos legais para construção e funcionamento de Biotérios.

Além disso, o curso busca divulgar as ações do Comitê, assim como apresentar o funcionamento do Sistema CEUA/UFPA para a comunidade. Podem participar do evento professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFPA que utilizam animais em projetos de pesquisa e em aulas práticas. Serão ofertadas 100 vagas, e as inscrições são gratuitas.

De acordo com a coordenadora do CEUA/UFPA, professora Vivina Monteiro, este evento esclarece muitas dúvidas sobre o uso de animais em pesquisas científicas. “Buscamos conscientizar professores e pesquisadores sobre a obrigatoriedade de tramitar no CEUA/UFPA projetos de pesquisa e aulas práticas utilizando animais no escopo da Lei 11.794/08. Além disso, a comunidade acadêmica pode conhecer as ações do Comitê, assim como sobre o funcionamento do Sistema on-line para tramitação de projetos de pesquisa usando animais”, declara.

Programação - Assuntos, como a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais, e os requisitos legais para construção e funcionamento de Biotérios serão temas importantes tratados no evento. Além disso, será apresentada a política dos 3 Rs e sua aplicação no Guideline para teste de toxicidade, assim como os requisitos éticos e legais para utilização de animais no ensino e na pesquisa. Participam do evento, além da professora Vivina Monteiro, as professoras Vanessa Jóia de Mello, Barbarella Macchi e Lully Fisher, além do médico veterinário Wesley Ribeiro, responsável técnico pelo Biotério do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará.

CEUA - O Comitê de Ética no uso de Animais da Universidade Federal do Pará (CEUA-UFPA) é um órgão assessor da Reitoria da UFPA. Foi instituído com a finalidade de examinar previamente os procedimentos de ensino ou pesquisa a serem realizados na UFPA para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável. Sua atuação é norteada pela Lei n°11794, de outubro de 2008, sancionada pela Presidência da República, a qual estabelece procedimentos para o uso de animais e indica a criação de Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUAs).

Serviço:
Curso de Educação Continuada -  CEUA/UFPA
Data: 31 de outubro de 2017
Hora: 8h30 às 18h
Local: Auditório Arlindo Pinto – ICB – Campus Básico da UFPA, no Guamá, Belém.
Inscrições gratuitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (enviar nome e vínculo com a instituição).

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página