Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos do Projeto “Música Popular – do gesto ao canto” da EMUFPA se apresentam no Espaço São José Liberto

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 15h02

Espaço São José Liberto

Os alunos do Projeto de extensão “Música Popular – do gesto ao canto”, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), apresentam um show no Espaço Cultural São José Liberto (Coliseu), nesta quinta-feira, 26 de outubro. O repertório é composto por bossa-nova, rock, pop, entre outros, com músicas de compositores como Tom Jobim, Gilberto Gil, Tim Maia, Lionel Richie e Amy Winehouse.

Este ano, o projeto abriu vagas para cantores e instrumentistas objetivando a formação de um grupo artístico musical que vivencia os bastidores de uma produção - da ideia à prática - a preparação e a produção do evento.

Ao longo de sete meses de preparação com aulas teóricas e práticas, que incluem desde sensibilização musical à corporeidade, além de palestras e workshops que auxiliam o intérprete a uma melhor performance, o grupo agora ganha os diferentes palcos se apresentando em auditórios e em espaços culturais da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma de Almeida e Silva Bezerra (EMUFPA), essa experiência “possibilita ao aluno, instrumentista ou cantor, vivenciar sua prática artística baseada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a ele um ambiente dinâmico e criativo em que a educação, a cultura e o entretenimento se entrelaçam.”

Música Popular - do gesto ao canto – O projeto de extensão nasceu de outro projeto de extensão, o “Introdução ao Canto Popular”, desenvolvido nos anos de 2015 e 2016, pela professora Joelma de Almeida e Silva Bezerra, com a colaboração dos professores Agostinho Fonseca (EMUFPA, 2015/2016), José Maria Bezerra (Graduação UFPA, 2016), Daniela Silveira (Faculdade de Odontologia, 2016), Adelbert Carneiro (EMUFPA, 2016) e Walter Almeida (EMUFPA, 2016), no intuito de experienciar a metodologia que seria empregada no curso técnico de Canto Popular da EMUFPA.

Além de noções básicas de técnica vocal e execução do Canto popular, são abordados conceitos básicos de musicalização, corporeidade e repertório, auxiliando o aluno na sua prática vocal, seja como solista, seja em grupo vocal, potencializando a prática artística da música popular por meio da constituição de um grupo de 25 cantores e 10 músicos.

Também são realizadas palestras sobre as temáticas abordadas e apresentações em auditório da EMUFPA, em espaços da UFPA, no Espaço Cultural São José Liberto e no Teatro Sesc Boulevard.

Ficha técnica – Instrumentistas: Alex Costa (Guitarra)-Bolsista Pibex; André Correa (Bateria/percussão); Breno Barra, Camila Barbalho (Contrabaixo elétrico); Jonathan Silva (Teclado); Luan Abdul (Violão) e Lucas da Cruz (Bateria/Percussão).

Cantores: Ana Pinto, Ana Sarmanho, Bárbara Santos, Carol Ferreira, Daiane Batista, Débora Ribeiro, Gabriel Ferreira, Ingrid Lima, Kamilla Silva, Lariza Santos, Lorena Silva, Luciana Lameira, Maely Santos, Mara Silva, Maria Lima, Marlon Miranda, Rebecca Pinto, Regiane Brigida, Ruan Borges, Silvana Freire, Simone Silva, Simone Silva, Sued Correa, Suellen Bastos.

Identidade Visual do Projeto: Carol Ferreira; produção: Celina Silva; assistentes de preparação vocal: Thalia Sarmanho e Gabriel Gonçalves; professor colaborador: Walter Almeida; subcoordenação do projeto: maestro Agostinho Fonseca, professor Adelbert Carneiro; coordenação do projeto e preparação vocal: professora Joelma de Almeida e Silva Bezerra.

Show Música Popular – do gesto ao canto
Dia: 26 de outubro de 2017
Local: Espaço Cultural São José Liberto (Coliseu)
Entrada livre e franca.