Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário do Empactur propõe “Turismo para Todos: Lazer e Inclusão Social”

Seminário do Empactur propõe “Turismo para Todos: Lazer e Inclusão Social”

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 15h11

LOGO OFICIAL

O Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur), com o Centro Acadêmico de Turismo (CaTur), promove o “XI Seminário Nacional Turismo em Debate”, de 22 a 23 de novembro, no auditório do Instituto de Ciências da Educação. Com a temática “Turismo para Todos: Lazer e Inclusão Social”, o evento será composto de palestras e mesas-redondas, referentes ao Turismo LGBT, Turismo em Terras Indígenas e a importância do gênero feminino no mercado turístico da Amazônia. Além das palestras, durante o evento, alunos de Turismo apresentarão trabalhos.

Submissão de trabalhos e Inscrições - Para enviar trabalhos, é preciso enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 25 de outubro, seguindo as formatações exigidas. Com até três autores e um professor orientador, os trabalhos podem fazer parte dos seguintes eixos temáticos: Turismo, inclusão social e cidadania; Turismo e meio ambiente; Turismo LGBT; Turismo e gênero e Turismo, sustentabilidade e comunidades tradicionais. Cada discente pode enviar até dois trabalhos, como autor ou coautor, e cada trabalho deve ser apresentado em 15 minutos. As inscrições de ouvintes também devem ser realizadas pelo e-mail.

Programação - O evento começa às 9h, com o credenciamento e a cerimônia de abertura, no Auditório Setorial Profissional. Em seguida, até às 12h, ocorrerá a mesa-redonda “Turismo para todos: Cidadania e inclusão social”, com representante da Faculdade de Serviço Social da UFPA. Depois de um intervalo para o almoço, a programação continua com a mesa “Turismo em Terras Indígenas, comunidades tradicionais e as políticas públicas”, composta pelas professoras Jocilene Cruz e Marcela Vercchione e por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). Após um coffee break, representantes das associações de Pessoas com Deficiência (APPD) e da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH) integrarão a mesa “Igualdade Social e Acessibilidade para o Turismo”. Para finalizar o dia, será realizada uma programação cultural, às 17h30.

A programação do segundo dia, das 9h às 12h, conta com a apresentação dos trabalhos acadêmicos, no auditório do ICED e no pavilhão de aulas. Durante a tarde, o evento tem continuidade debatendo “Turismo LGBT e Cidadania”, com o professor Luiz Trigo e representantes da Associação Brasileira de Turismo LGBT e do Conselho LGBT do Pará. Mais tarde, às 16h30, ocorre a última mesa do evento, “Turismo, Mulheres e Mercado: perspectivas e possibilidades de estudos sobre gênero e mercado turístico na Amazônia”, composta pelas professoras Kerley Santos, Denise Cardoso e Carla Marinho. Assim como no primeiro dia, o seminário será finalizado às 17h30, com uma programação cultural.

Objetivo - De acordo com a coordenadora do EMPACTUR, professora Silvia Cruz, o seminário visa “promover debates, reflexões e troca de experiências sobre a importância do processo de inclusão incorporado à atividade turística dentro do contexto regional e nacional focando as produções associadas ao turismo”.

Importância - Por isso o evento é importante na promoção do conhecimento teórico e prático do planejamento e da organização de eventos. A professora explica que “os discentes têm a oportunidade de planejar e operacionalizar as atividades do pré-evento, trans-evento e pós-evento, juntamente com os docentes da Factur, uma vez que o planejamento e a organização de eventos compõem a rotina dos estudantes e profissionais do turismo, por fazer parte da matriz curricular do curso.”

O seminário, que agora é bianual, é o principal evento técnico-científico de turismo de Belém, com público recorde. Segundo a professora, a consequência desse reconhecimento é a valorização da área: “Resulta em maior valorização e reconhecimento do curso de Turismo da UFPA e contribui com o aprofundamento das experiências dos discentes e para a melhoria de suas práticas profissionais”.

A professora também ressalta a importância da atuação da Factur em outros campi, além de Belém. “Em virtude da expansão da atuação da Factur para os campi de Bragança e de Breves, o Turismo em Debate surge como uma oportunidade para a troca de experiências acadêmicas entre os campi e para um momento de amadurecimento técnico-profissional, quando esses alunos terão o evento como um espaço de integração acadêmica específico do turismo, que estimulará os discentes da UFPA a publicarem a produção científica do curso.”

Temáticas - Além disso, a professora Silvia destaca como as discussões do evento são indispensáveis para a construção de uma visão nova sobre o Turismo: “Sua importância está em pensar o turismo sob a égide da inclusão e da oportunidade de experiência em todos os segmentos, sem distinção de gênero, idade, credo religioso e condição socioeconômica.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA