Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom José Luiz Azcona

UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom José Luiz Azcona

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 14h46

746X423 DoutorHonorisCausa D.LuizAscona

Em sessão especial, realizada no Campus Breves da UFPA, no dia 23 de outubro de 2017, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, concedeu ao bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, o título de Doutor Honoris Causa. O mais alto grau universitário é concedido a personalidades que se destacam pela contribuição excepcional em diversas áreas do conhecimento.

DoutorHonorisCausa 373x212 4A outorga de título de Doutor Honoris Causa ao bispo do Marajó foi aprovada em reunião extraordinária pelo Conselho Universitário (Consun), em março deste ano. Além do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, e do homenageado, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, participaram da sessão especial de outorga o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva; o coordenador do Campus de Breves, professor Ronaldo de Oliveira Rodrigues; a vice-coordenadora do Campus de Breves, professora Darlene Teixeira Pereira; o prefeito do Município de Breves, Antônio Augusto da Silva; o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler; e o vigário da Paróquia de Sant’Ana do município de Breves, Frei Cleto Millán.

DoutorHonorisCausa 373x212 2Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho,  é uma honra para a Universidade Federal do Pará realizar esta homenagem ao bispo emérito do Marajó.  “Pela sua trajetória de luta por direitos e contra a violência, é honroso para a nossa Instituição tê-lo no quadro dos nossos Doutores Honoris Causa. Que esta homenagem singela seja mais um estímulo para o seu trabalho e uma inspiração para os que têm os mesmos compromissos com a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária. Ao aceitar o título de doutor da nossa Universidade, Dom José Luiz eleva a nossa instituição escrevendo o seu nome em nossa história”, afirmou Emmanuel Tourinho.

DoutorHonorisCausa 373x212 1Durante a cerimônia de outorga, depois de uma breve lembrança de como começou sua história na região, Dom José Luiz Azcona agradeceu o título recebido, colocando-se apenas como representante de todo o povo marajoara que ali estava sendo homenageado. “Esta honraria não é para mim, este reconhecimento constitui uma atitude de notável sensibilidade da Universidade para com o Marajó. É uma decisão consciente e responsável pelas gentes, terras e águas que configuram a identidade deste povo. Eu, como filho adotivo deste imenso arquipélago, deposito, com orgulho, no coração deste Marajó, esta nobre honraria”, finalizou o bispo Dom José Luiz Azcona.

Atuação no Marajó - Dom José Luiz Azcona é missionário na região do Marajó desde 1985 e dedica-se a ações de combate à exploração sexual de menores e ao tráfico humano na região. O bispo já fez denúncias contra grupos criminosos que levam mulheres para a Guiana Francesa e para a Europa, e trabalha na resistência a setores que promovem a devastação ambiental e a pesca predatória na região. Pela trajetória de firmeza na defesa dos direitos humanos e pelo enfrentamento do crime no Marajó, Dom Luiz Azcona sofre constantemente ameaças de morte.

DoutorHonorisCausa 373x212 3Histórico - Dom Luiz Azcona nasceu em 28 de março de 1940, na cidade de Pamplona, na Espanha. Ingressou aos dez anos no seminário da cidade de São Sebastião (Espanha). Lá estudou o ensino médio e cursou Filosofia. Na cidade de Granada (Espanha), estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963, em Roma. Em 1965, concluiu o doutorado em Teologia Moral, na Universidade Lateranense de Roma, no Instituto de Teologia Moral dos Redentoristas (Alfonsiano).

O religioso foi capelão de imigrantes espanhóis na Alemanha (1966-1970); professor de Teologia Moral e Espiritualidade, em Monachil, Granada (1971-1975); prior provincial da Província de Santo Tomás de Vila Nova (1975-1981); vice-mestre dos noviços no Deserto da Candelária, Colômbia (1982); mestre de noviços em Los Negrales, Madrid (1983); além de experiência de vida contemplativa em Úrcal, Almeria-Espanha (1984). Em 1985, chegou em missão religioso-catequista no Arquipélago do Marajó, no Brasil. Em 25 de fevereiro de 1987, foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II e assumiu a prelazia do Marajó em 12 de abril do mesmo ano.

Texto: Divulgação
Fotos: Jonatan Castro