Página inicial > Ultimas Notícias > Teses defendidas por alunos da UFPA recebem Menção Honrosa na Edição 2017 do Prêmio Capes de Tese

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 15h38

prêmio Capes de Tese

Quatro teses defendidas por alunos da UFPA receberam Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese - Edição 2017, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que consagra os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do País, para teses defendidas em 2016. O prêmio consiste, entre outros benefícios, em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese.

O Prêmio Capes de Tese Edição 2017 tem por objetivo reconhecer os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2016 e dar distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e Programas de Pós-Graduação, conforme a área de conhecimento.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, professor Rômulo Angélica, a importância deste tipo de premiação se encontra no reconhecimento da qualidade dos trabalhos realizados nos Programas de Pós-Graduação da UFPA. Esta é a primeira vez que a UFPA recebe quatro menções honrosas, em quatro áreas distintas, dentro das 49 áreas de avaliação da Capes.

“Normalmente, as avaliações são realizadas com base em critérios quantitativos (número de artigos publicados, número de dissertações e teses defendidas etc.). Uma premiação como esta é uma forma de avaliação qualitativa, com base na comparação dos trabalhos desenvolvidos por PPGs de todo o Brasil”, explica o pró-reitor.

Menção Honrosa - Uma das quatro teses de alunos da UFPA que receberam Menção Honrosa no Prêmio foi "Financiamento da Educação Superior Privado-Mercantil: Incentivos públicos e financeirização de grupos educacionais", defendida pelo autor João Ribeiro dos Santos Filho, no Doutorado em Educação (PPGED/UFPA), sob a orientação da professora Vera Lúcia Jacob Chaves. João também receberá, com a professora Vera, a premiação da Fundação Carlos Chagas.

Trata-se de tese que analisa as políticas de financiamento e de expansão da educação superior privado-mercantil, com recursos do fundo público, tendo como foco de análise os incentivos públicos - como a concessão de renúncia fiscal, no âmbito do Prouni, e os contratos de financiamento estudantil, no período de 2007 a 2015 - a grupos educacionais, identificando as implicações desses incentivos governamentais no processo de financeirização da educação superior.

Para o autor da tese, João Ribeiro, a principal importância da menção honrosa da Capes é a divulgação da pesquisa, fazendo com que outras pessoas, pesquisadores ou não, tenham interesse pela leitura da tese. “Evidentemente, o reconhecimento contribui para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, valorizando a produção acadêmica e as pesquisas conduzidas no referido programa”, declara.

Prêmio - O Prêmio Capes de Tese foi criado em 2005 e consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, ao coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

Participam do Prêmio Capes de Tese os trabalhos defendidos no Brasil, inscritos pelos programas de pós-graduação, em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade em cada área.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA