UFPA celebra Convênio de Cooperação Técnica com FAEPA e o SENAR
Com o propósito de constituir um processo cooperativo que permita a implantação de ações conjuntas em favor do desenvolvimento, aperfeiçoamento e geração de conhecimentos científicos, a UFPA firmou, no dia 11 de outubro, um Convênio de Cooperação Técnica com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Administração Regional do Pará (SENAR).
A Assinatura da parceria entre as instituições contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do assessor da Reitoria para integração da UFPA com o setor produtivo, professor José do Egito Soares Filho; do presidente da Diretoria Executiva da FAEPA, Carlos Fernandes Xavier; e do superintendente do SENAR, Walter Cardoso.
Parceria - As iniciativas inovadoras e criativas resultam em programas integrados de atividades científicas e profissionais, intercâmbios e estágios de discentes entre as instituições, assim como as diligências de apoio logístico correspondente, para o fortalecimento institucional dos parceiros, em consonância com os grandes objetivos e ações estratégicas do governo federal, com a finalidade de criar mecanismos concretos que possibilitem contribuir para o desenvolvimento do Estado do Pará e com reflexos na melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.
A cooperação prevê a realização de ações nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e gestão. As ações serão discutidas pelos parceiros com o propósito de buscar a integração institucional e a conjunção de esforços. As ações poderão envolver, também, as instituições em sistema de rede, nas articulações com outros organismos governamentais, em níveis local, regional, nacional, ou internacional.
SENAR - “Acho que realmente é um novo momento do SENAR e, nos anseios de firmar uma parceria com a UFPA, é importantíssimo que nós tenhamos o respaldo de uma instituição tradicional com grande conceito e largo conhecimento no mundo científico do Estado do Pará, o que traz resultados auspiciosos para os produtores rurais do Estado”, acrescenta Walter Cardoso.
UFPA - “Existem demandas na área de ciência, tecnologia e informação que não são realizadas por não se saber que no Estado há capacidade para isso, e elas acabam sendo realizadas fora, como no Sudeste. Esta aproximação da UFPA em relação à FAEPA e ao SENAR ocorre no sentido de identificar, pelo lado do setor produtivo, qual é a demanda e, pelo lado da Universidade, conhecer essa demanda frente à oferta que o universo acadêmico tem”, explica José do Egyto.
“Por possuirmos muitos laboratórios que desenvolvem estudos de importância para a área de produção, em que a FAEPA e o SENAR atuam, temos buscado esse tipo de interação, não apenas com o setor industrial como também com todos os setores, tentando colocar a estrutura da Universidade a serviço de todas as iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e social, gerando riqueza e cidadania para a população. Sendo assim, a interação entre o setor de pesquisa e o de desenvolvimento tecnológico é essencial”, completa Emmanuel Tourinho.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Yuri
Redes Sociais