Página inicial > Ultimas Notícias > Associação Atlética Acadêmica Mustang comemora título do I Interatléticas Pará

Associação Atlética Acadêmica Mustang comemora título do I Interatléticas Pará

• Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2017, 15h56

CAPA 24 10 2017 premiacao atletica mustang Foto Alexandre Yuri 02

Para comemorar o título de Campeã Geral do “I Interatléticas Pará”, a Atlética Mustang (Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da Universidade Federal do Pará), realizou, no dia 24 de outubro, uma Cerimônia Comemorativa para atletas, diretores e incentivadores. O objetivo do evento foi compartilhar o êxito conseguido pela equipe, com todos aqueles que participaram e apoiaram a Atlética Mustang durante todo o processo de preparação e realização do campeonato.

A cerimônia, que contou com a exibição de um vídeo com a trajetória da Atlética durante o campeonato, além da entrega de medalhas e troféu, começou com o presidente da Atlética Mustang falando sobre o objetivo principal para a criação de associações atléticas. “Na nossa região, o esporte não é muito fomentado ou incentivado, então as atléticas vêm com esta iniciativa de tentar incluir, na rotina dos universitários, o espírito e a prática esportiva. Criar uma verdadeira cultura de incentivo ao esporte”, explicou Lucas Tenório. Estiveram presentes à comemoração o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, o diretor do Instituto de Tecnologia (ITEC), professor Alcebíades Negrão Macêdo, integrantes e ex-integrantes da Atlética Mustang, além de familiares e convidados.

373X212 24 10 2017 premiacao atletica mustang Foto Alexandre Yuri 03Para Emmanuel Tourinho, a criação de associações atléticas é convergente com projetos que já estavam sendo pensados para a UFPA. “A Universidade tem o propósito de incrementar as atividades esportivas para seus alunos, de criar condições para envolver mais discentes nessas atividades, de forma que isso contribua para a integração dos membros da comunidade. Então, a iniciativa das Atléticas vem ao encontro do que é um interesse institucional”, explica o reitor.

Para o futuro, espera-se que outras associações surjam e continuem a disseminar esse interesse por atividades esportivas, de modo que possam contribuir para estruturar uma Politica Multicampi de Esportes na UFPA. Sabe-se que, atualmente, já existem outras seis atléticas dentro da Universidade. “Agora, a Instituição entra em uma etapa de tentar dar a isso maior organicidade e de interiorizar essas políticas para a prática esportiva. Tenho a expectativa de que, nos próximos anos, o esporte crescerá na nossa universidade. Isso é bom para a Instituição, para os alunos e para a integração de toda a comunidade”, completou Emmanuel Tourinho.

373X212 24 10 2017 premiacao atletica mustang Foto Alexandre Yuri 05Resultados que vão além do esporte - Para o diretor Geral do ITEC, professor Alcebíades Negrão Macêdo, a prática esportiva dentro do ambiente universitário tem uma importância que ultrapassa a questão somente de resultados e campeonatos. “Além das atividades acadêmicas e de outras obrigações que os discentes têm que exercer, as atividades esportivas têm uma função fundamental de integração e socialização”, pontua Alcebíades. Foi guiado por esse motivo que o ITEC decidiu apoiar as ações realizadas pela Atlética Mustang, ajudando, inclusive, na identificação de um espaço físico que possibilitasse a reunião dos integrantes da equipe.

“Durante a minha vida acadêmica, eu sempre participei de práticas desportivas. Isso nos ajudava a sair um pouco do ambiente do nosso próprio curso e a se integrar com discentes de outros cursos, de outros campi e de outras universidades. Então, eu considero a prática esportiva fundamental para ajudar no princípio de integração, não só na UFPA mas também em outras instuições de ensino da região”, concluiu o diretor do ITEC.

373X212 24 10 2017 premiacao atletica mustang Foto Alexandre Yuri 01Campeonato – o “Interatléticas Pará” é uma competição esportiva universitária, disputada entre todas as Associações Atléticas do Pará. A sua primeira edição foi realizada este mês. Durante o campeonato, foram disputadas diversas modalidades coletivas (Basquete, Vôlei, Handebol, Futebol Society e Futsal) e individuais (Natação, Tênis de Mesa, Sinuca e Pôquer), e a Atlética Mustang sagrou-se campeã geral, tendo sido premiada em todas as modalidades.

Atlética Mustang – Criada em 2 de fevereiro de 2015, a Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Elétrica e Biomédica surgiu como uma extensão do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica e Biomédica e com o objetivo de servir como um meio de integração para os alunos de seus cursos. O primeiro convite para uma competição aconteceu ainda em 2015, o Intermédio Pará 2015. O campeonato reunia Atléticas de Medicina e, como covidada, a Atlética Mustang participou de um amistoso, o qual venceu por 12 a 3 a Atlética de Medicina Urucubaca de Macapá.

Com a primeira experiência vitoriosa já em 2016, resolveram mudar de nome para agregar ainda mais alunos interessados, passou-se a chamar “Associação Atlética Acadêmica de todas as Engenharias da Universidade Federal do Pará”. Assim se vincularam à Liga, uma congregação de Atléticas do Brasil inteiro, que, por meio das redes sociais,  troca informações e experiências. Em seguida, veio a formação da Liga Universitária das Atléticas Paraenses e a criação do “I Interatléticas Pará”, organizado e vencido por eles. Em razão desse crescimento rápido e do bom desempenho em suas ações, a Mustang, hoje, é conhecida como “a Atlética que mais cresce no Pará”.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri