Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > II Jornada Rousseau da UFPA debate a influência do filósofo no movimento Romântico
Início do conteúdo da página

II Jornada Rousseau da UFPA debate a influência do filósofo no movimento Romântico

  • Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 15h22

Rosseau

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), com apoio da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII), promove, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a II Jornada Rousseau da UFPA. A programação reunirá professores de Filosofia familiarizados com a obra do filósofo Jean-Jacques Rousseau, além de pessoas que tenham afinidade com os temas centrais abordados à sua época.

A II Jornada Rousseau da UFPA dá continuidade à proposta de realização de eventos em série que estimulem a pesquisa e a divulgação de trabalhos em torno da obra de Rousseau, vasta e multiforme, com alcance além do interesse tradicional específico da Filosofia, que influenciou debates sobre música e linguagem, teatro, literatura, ciências humanas, ciências em geral, ética e política.

Terá como tema o “Romance e o Romantismo”, importantes não apenas como modalidades alternativas para a exposição conceitual do pensamento mas também como espaços legítimos de reflexão, o que lhes garante o reconhecimento de um lugar superior na cultura moderna.

Segundo o organizador da jornada, professor Paulo Corôa, o evento faz parte do esforço em estimular o estudo da obra de Rousseau que, embora muito admirado e contestado, é pouco investigado. “A importância da II Jornada vem da própria importância de Rousseau para o pensamento moderno. Ele era um iluminista crítico do Iluminismo, por isso é um divisor de águas no movimento, tendo influenciado o maior dos iluministas, Immanuel Kant”, completa.

Programação - A II Jornada Rousseau da UFPA  contará com professores que compõem ou compuseram o quadro da Faculdade de Filosofia (FAFIL), da Escola da Aplicação da UFPA, e um convidado especialista oriundo de outra instituição, neste ano, o professor doutor Luciano Façanha, da Universidade Federal do Maranhão, que, costumeiramente, aborda em seus estudos os aspectos literários da obra de Rousseau. O professor Luciano é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, além do Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista.

No primeiro dia de evento, 30, serão realizadas as comunicações “O que é Pré-Romantismo?”, com Ana Paula Aquino da Rosa; e “O estilo de Rousseau – Filosofia e Literatura”, com a professora mestre Ronzelene de Lima; e a Conferência “A polêmica entre Schiller e Goethe a respeito da poesia clássica e romântica, bem como a crítica de Schiller ao culto da natureza em Rousseau”, proferida pelo professor mestre José Edison Ferreira.

No dia 1º de dezembro, ocorrem as comunicações “Sobre um registro positivo da individualidade em Rousseau”, por Lays Alvarez; e “Rousseau e as bases teóricas do Romantismo”, pelo professor doutor Pedro Paulo Corôa; e a Conferência “Rousseau, preceptor e mentor dos Sturm und Drang”, proferida pelo professor doutor Luciano da Silva Façanha.

Inscrições - Direcionadas às pessoas ligadas à Filosofia, às que se interessam por Literatura e pela História da Estética na Modernidade, as inscrições serão feitas na hora e no local do evento, dando direito a um certificado.

Serviço:
II Jornada Rousseau da UFPA
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017
Local: Laboratório de Filosofia - Campus Básico da UFPA
Hora: 14h30 às 19h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página