Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe o 3º Seminário Brasileiro de Museologia

UFPA recebe o 3º Seminário Brasileiro de Museologia

• Publicado: Quinta, 02 de Novembro de 2017, 15h23

3 seramus

A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia (RPPCM), em parceria com a UFPA, realiza, entre os dias 20 e 24 de novembro, O 3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus). O evento, que será realizado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), tem o objetivo de proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia no estado, além de divulgar a produção científica dos professores e pesquisadores da área.

De acordo com um dos integrantes da organização do evento, professor Hugo Menezes, esse debate acerca da Museologia favorece a discussão de questões sociais, já que o campo de pesquisa do museólogo lança mão de metodologias diversas, das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas e da Filosofia. “A proposta do evento é de que possamos refletir e discutir as relações entre museu, sociedades e os patrimônios e, nestas perspectivas críticas e reflexivas, cruzar olhares internos ao campo em diálogo com outros campos disciplinares”, destaca o professor.

Programação e Inscrições - Por ocupar diversas áreas do conhecimento, adquirindo um caráter interdisciplinar, o evento é aberto para todos os públicos. Os interessados na programação devem realizar suas inscrições no site do evento. Estão disponíveis apenas vagas para ouvintes, já que o prazo para a submissão de trabalhos encerrou no dia 9 de setembro.

Além de diversas palestras, ministradas por professores convidados de Universidades de todo país, o evento conta com 15 grupos de trabalho, mesas-redondas, conferências, exibição de filmes, fóruns específicos. A programação será publicada em breve no site do evento.

Histórico - A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia (RPPCM) foi criada em 2008 por professores universitários do campo da Museologia, reunidos durante o 3º Fórum Nacional de Museus. Congregando, inicialmente, docentes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, a RPPCM posteriormente passou, também, a agregar pesquisadores de museus e instituições de ensino superior que não atuam na docência, mas interagem com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da Museologia.

Além disso, a RPPCM em seus V e VI Encontros anuais, ocorridos em 2012 em Petrópolis e 2013 no Rio de Janeiro, idealizou o Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus), que tem como objetivo contribuir para produção de conhecimento e estruturação acadêmica da Museologia, oferecendo à comunidade acadêmica um espaço privilegiado para o debate sobre a produção científica dos professores e pesquisadores da área. A primeira edição do evento ocorreu em 2014, em Belo Horizonte-MG, seguido em 2015 por Recife, onde ficou acordado que o mesmo passaria a ser bienal.

3º Seminário Brasileiro de Museologia
Data: 20 à 24 de novembro