Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cerca de 400 pessoas foram mobilizadas pelo Outubro Rosa no Hospital Universitário Barros Barreto
Início do conteúdo da página

Cerca de 400 pessoas foram mobilizadas pelo Outubro Rosa no Hospital Universitário Barros Barreto

  • Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h33

CAPAOutubro Rosa Ebsher 2

A campanha Outubro Rosa de 2017 no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mobilizou cerca de 400 pessoas atendidas na instituição, com o objetivo de alertar sobre a prevenção do câncer de mama. As unidades de Diagnóstico por Imagem, a de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Área de concentração Oncologia, especialidade em Fisioterapia - desenvolveram várias ações envolvendo funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes. Organizações nacionais e internacionais de saúde estimam a existência de 1,60 milhão de casos novos em todo o mundo e em torno de 57.960 casos novos no Brasil.

Na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUJBB, a programação encerrou-se nesta terça-feira, 31 de outubro, com quase 160 mamografias realizadas. Além do exame, a equipe do serviço de Mamografia recebeu as pacientes, ofertando rosas e brindes.

Outubro Rosa Ebsher 3O chefe do serviço, Valtenes Neves, apoiado pelo chefe de Apoio e Diagnóstico, Daniel Santos da Silva, e toda a equipe, formada pelas técnicas em radiologia e da secretaria, informou que o espaço se uniu à campanha pelo comprometimento funcional e para apresentá-lo como mais um espaço para a realização do exame.

“Há menos de um ano da contratualização do exame pela Secretaria  Municipal de Saúde (Sesma), o Barros passou a ser em Belém mais um espaço oferecido à população para a realização da mamografia. Um serviço que conta com um mamógrafo de primeiro mundo”, garantiu.

A agente de serviços gerais Soraia Guedes compareceu ao HUJBB para fazer a sua primeira mamografia e disse estar satisfeita com a acolhida. “Aos 42 anos, ainda não tinha feito por medo do resultado e porque me disseram que doía muito. Quando cheguei, estava nervosa. Mas fui tão bem recebida, o que me fez ver o tempo que perdi por causa do medo; e o melhor é que não doeu nada”, relatou.

Outubro Rosa Ebsher 4Multiprofissional - Na Unacon, toda a equipe multiprofissional contribuiu, pelo  5o ano consecutivo, com o Outubro Rosa, iniciada na unidade no dia 16. A  integrante da equipe de organização do evento, a enfermeira Ana Cláudia dos Santos, informou que diversas ações foram programadas, desde orientações sobre o câncer de mama e colo uterino até momentos de beleza, como maquiagem, manicure e massagem, voltadas para o público em geral. Além disso, houve também repasse de informações, por meio de material impresso e dinâmicas junto aos pacientes e acompanhantes.

“A nossa equipe multiprofissional – profissionais da Enfermagem, do Serviço Social, da Psicologia, da Fisioterapia e da Nutrição – fez várias atividades, inclusive degustação de alimentos funcionais que contribuem para o tratamento do câncer”, informou. O encerramento da programação da Unacon aconteceu na última segunda-feira, 30 de outubro, com distribuição de rosas, realização de maquiagem, massagem e coffee break.

Outubro Rosa Ebsher 1A dona de casa Márcia Belém Morais, que acompanhava o filho adolescente em tratamento na Unacon, revelou que o cansaço a motivou a fazer limpeza de pele e maquiagem. Segundo ela, “por causa da dedicação ao meu filho, acabei esquecendo de mim”. Residente no município de Acará, disse que a mãe dela faleceu por causa de câncer no olho; e a irmã, de um no fígado.

Mesmo sabendo que o Outubro Rosa é de combate ao câncer de mama, aos 40 anos, não tinha feito nenhuma vez a prevenção. “Lá onde moro, tudo é difícil e, no posto de saúde, não tem ginecologista. Tem clínico geral, mas quase não aparece. Então, tratar da saúde é complicado”, lamentou. Apesar disso, Márcia adiantou que ficaria em Belém para tratar da saúde.

Fisioterapia - A Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração Oncologia, especialidade Fisioterapia, também fez a sua parte para combater o câncer de mama. Os residentes, que atendem no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), promoveram uma ação educativa com um passeio ecológico no dia 11 de outubro, no Parque do Utinga. A atividade teve o apoio do Departamento de Polícia Ambiental (DPA) e o objetivo foi despertar um pensamento sustentável e hábitos saudáveis de vida em nossas pacientes e do público em geral.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Divulgação da Unacon e Residência Multiprofissional do HUJBB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página