Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza II Seminário Internacional América Latina

UFPA realiza II Seminário Internacional América Latina

• Publicado: Sábado, 04 de Novembro de 2017, 17h50

cropped IDENTIDADE SIALAT

A Universidade Federal do Pará, pormeio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e do Grupo de Pesquisa Estado, Territórios, Trabalho e Mercados Globalizados (Gettam), vai realizar em Belém, entre os dias 27 e 29 de novembro, o II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos (Sialat). O evento pretende debater as lacunas existentes nos estudos no campo das ciências sociais, por meio de temas relacionados ao  desenvolvimento e  à colonialidade.

Temática - O tema “Políticas e Conflitos Contemporâneos” tem o intuito de promover debates e reflexões sobre os processos de mudança em curso na América Latina decorrentes de novas configurações dos interesses econômicos sobre os territórios e seus recursos naturais, bem como a emergência de processos conflitivos e de resistências por parte de atores locais nos diferentes países.

A coordenadora do Gettam. professora Edna Castro, referência mundial em assuntos sobre a Amazônia, explica que se tornou urgente produzir novas leituras sobre os discursos e as práticas das esferas políticas, econômicas e também midiáticas, em razão da expansão de mercado em empreendimentos como mineração, usinas hidrelétricas e monoculturas diversas, que caracterizam regiões da Patagônia à Pan-Amazônia.

“O evento propõe um debate aberto sobre conhecimento, colonialidade e poder, fronteiras e estudos subalternos, rupturas e continuidades, temas que serão tratados nas conferências e nas mesas-redondas. Os grupos de trabalho abrem várias perspectivas temáticas, problemas teóricos e empíricos da contemporaneidade latino-americana, na perspectiva que integra as bases da formação socioeconômica, política e étnica do continente no debate sobre o seu presente”, conta a organizadora.

Programação – O II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos terá abertura com a conferência “La política de los extractivismos sudamericanos: progresistas y conservadores”, realizada por Eduardo Gudynas, ambientalista e pesquisador do Centro Latino-Americano de Ecologia Social, de Montevidéu (Uruguai).

O evento também vai oferecer as oficinas “Teoría de los extractivismos: conceptos, dinámicas, impactos y derrames”, também proferida por Gudynas, e “Psicosociología Clínica”, que será realizada por Ana Maria Araujo, da Universidad de la República (Uruguai) e Jacques Rhéaume, da Université du Québec à Montréal (Canadá). Além das oficinas, diversos outros temas serão debatidos também nos  Grupos de Trabalho.

Público-Alvo - O público-alvo é formado por Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores públicos, movimentos sociais, profissionais e demais interessados em estudos latino-americanos e nas temáticas programadas. As inscrições têm valores diferenciados de acordo com a categoria do participante e podem ser realizadas por meio do site do evento.

Data/Local: Dias 27 a 29 de novembro em Belém
Inscrições no site do evento.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA