Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove eventos sobre Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-Graduação em Educação

• Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2017, 17h44

PPGED internacional

Começam, na próxima segunda-feira, 6 de novembro, o “XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo” e o “II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unviersidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). A participação no principal evento do PPGED é gratuita, e a inscrição ainda pode ser feita on-line no site do evento.

Relações nacionais e internacionais - Para Sonia Araújo, coordenadora do PPGED/UFPA, os eventos são de suma importância, pois se tornaram uma vitrine que congrega as pesquisas na área de educação na universidade e ainda reúnem pesquisadores paraenses e internacionais, favorecendo novas parcerias e vínculos.

“Estes eventos reúnem professores, estudantes e ex-estudantes do PPGED, assim como pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no exterior, convidados a socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa. Também promovem ações e articulações com pesquisadores de outros países, de modo a ampliar o intercâmbio internacional e, assim, garantir maior inserção do conhecimento produzido pelo PPGED/UFPA no meio acadêmico”, detalha.

Educação no Pará - De acordo com o Censo da Educação, o Brasil possui atualmente 1,8 milhão de professores atuando na educação básica e 65 mil deles estão no Pará. No Estado que possui dezenas cursos de graduação em pedagogia, há somente cinco cursos de pós-graduação voltados à Educação sediados em universidades públicas e apenas o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) oferta o curso de doutorado e possui nota 5, o que o classifica como um dos melhores do País.

Durante a programação 2017 do PPGED/UFPA, háverá três mesas temáticas e quatro conferências, reuniões dos oito grupos de trabalho (GTs) e lançamento de livros. Entre os palestrantes e conferencistas convidados que já confirmaram sua participação, estão: Luísa Cerdeira (Universidade de Lisboa, Portugal), Max Bernard Butlen (Université de Cergy-Pontoise, França), Margarida Felgueiras (Universidade do Porto, Portugal), Caroll Alejandra Schilling Lara (Universidade Católica del Maule, Chile), Andréa Gouveia (UFPR), João dos Reis Silva Júnior (UFSCar), Alda Castro (UFRN), Reinaldo Fleury (UFSC), Ivanilde Apoluceno (UEPA), Mara de Sordi (Unicamp), José Gondra (UERJ) e João Ferreira Oliveira (UFG). Além das pesquisadoras da UFPA, Sonia Araújo, Olgaíses Maués e Arlete Camargo.

PPGED/UFPA: O Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, desde 2003, oferece o curso de Mestrado em Educação e, em 2007, obteve aprovação para oferecer o Doutorado, devidamente autorizados e reconhecidos pela Capes. O PPGED possui três Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais; Educação, Cultura e Sociedade e Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Pedagógicas.

“Os Seminários do ICED estão abertos a toda a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e, em especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de pesquisadores e estudantes de Programas de Pós-Graduação congêneres, pesquisadores com atuação nos cursos de Graduação que investigam a área de Educação, bolsistas de iniciação científica e estudantes que se encontram em processo de formação na educação superior”, garante Sonia Araújo. A pesquisadora da UFPA estende o convite: “Também pretendemos receber gestores dos sistemas de ensino e professores com exercício profissional na educação básica, assim como representantes de associações, sindicatos, organizações não governamentais e movimentos sociais da área educacional. Até o momento, temos mais de 560 inscritos, mas as inscrições ainda estão abertas”.

“XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo” e “II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores”
Data: De 6 a 8 de novembro, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) na UFPA.
As inscrições são gratuitas e seguem até 6 de novembro no site do evento.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA