Página inicial > Ultimas Notícias > Feira Literária Internacional do Xingu é sucesso em Altamira

Feira Literária Internacional do Xingu é sucesso em Altamira

• Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 14h24

FLIX 2

Realizada na última semana, de 31 de outubro a 3 de novembro,  com o Centro de Eventos de Altamira cheio, a I Feira Literária Internacional do Xingu (FLIX) foi muito comemorada e prestigiada por autoridades, artistas e toda a população da região do Xingu. Com organização do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará, a FLIX teve como objetivo despertar o interesse literário da população do Xingu e promover maior visibilidade para a arte e a cultura produzidas na região.

FLIX 7Durante quatro dias, uma programação diversificada e totalmente gratuita ficou disponível para todos os frequentadores da feira. Estandes com obras da literatura local, lançamento de obras, exposição de arte e artesanato, oficinas com temas variados, mesas temáticas, apresentações culturais e shows de artistas paraenses possibilitavam aos visitantes sair da rotina e entrar nos ricos universos da literatura, arte e cultura.

Ao visitar todos os estandes da feira no dia da abertura do evento, o reitor Emmanuel Tourinho já previa que a FLIX representaria um marco para a região. “A Feira Literária Internacional do Xingu é uma experiência inovadora. Uma proposta, muito interessante, que veio cumprir a função de movimentar as entidades em favor da cultura, da arte e da literatura nesta região do Xingu. Esta é uma grande oportunidade para muitos jovens da região interagirem com autores e pesquisadores diversos. É uma experiência que vai estimular, no município e seu entorno, o interesse pela literatura”, comentou Emmanuel Tourinho.

FLIX 6Para a responsável pela concepção do evento e coordenadora do Campus Altamira, professora Maria Ivonete da Silva, a feira representou uma grande oportunidade de dividir com todos os turistas e visitantes de fora da região um pouco da história e cultura do Xingu. “A cultura de identidade era muito forte em cada uma das pessoas que trabalharam para a FLIX acontecer. Sentíamos a necessidade de dar maior visibilidade, valorizar e reconhecer o povo desta região que faz cultura e produz conhecimento desde a época das seringueiras”, explicou a professora.

O poeta Zé Roberto, que esteve presente a um dos estandes do evento como expositor de sua produção literária, comemorou o reconhecimento e a oportunidade de poder dividir a sua produção com um público tão grande e diverso. “A FLIX foi um evento magnífico, em um ano muito difícil para todos. Eu defendo que a educação e a cultura sejam os principais pilares de investimento para a população, pois, muitas vezes, é somente por meio das representações literárias que aprendemos a descobrir outros mundos, em um mundo tão complicado como o nosso. Estou muito feliz com o evento e espero que esta seja apenas a primeira de muitas feiras que ainda virão”, exaltou o escritor.

FLIX 3Legado – Para o reitor, eventos educativos e culturais têm resultados que vão além do período durante o qual são realizados, podendo deixar uma herança muito produtiva para a população local. “A FLIX foi uma inciativa bastante arrojada e positiva do  Campus de Altamira. Esta é apenas a semente de um movimento que, em médio prazo, vai ter uma grande importância para a vida cultural da população do Xingu”, disse Emmanuel Tourinho.

FLIX 5Já o vice-reitor Gilmar Silva lembrou também da importância da atuação da UFPA para o desenvolvimento das regiões onde se localizam seus campi. “A Feira Literária do Xingu representa a determinação da nossa Universidade em dialogar com a sociedade. Neste sentido, o Campus de Altamira, por meio da sua direção, tem tido um papel estratégico e importante no desenvolvimento desta região do Xingu”, completou.

Criação da FLIX – Tudo começou com a necessidade de finalização do Projeto “A valorização da literatura Amazônica e o ensino da literatura”, do PDSX – Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, que demandava a realização de um seminário.  Com base nessa exigência, ainda em novembro de 2016, a coordenadora do Campus Altamira e responsável pela criação da FLIX, Maria Ivonete, começou a desenhar e debater a ideia de realizar uma feira literária.

Para a concretização do projeto, como demandam grandes eventos, a I Feira Literária Internacional do Xingu precisou do apoio e dedicação de muitas pessoas. “A FLIX foi realizada por muitas vozes, muitos sonhos e muitos braços”, lembrou Ivonete, durante a abertura do evento, ao agradecer a todos que trabalharam para sua concretização.

Organizada pela UFPA, a I FLIX teve apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, da Secretaria de Estado de Educação, da Prefeitura de Altamira, da Academia Paraense de Letras, do Consórcio BM de Municípios do Xingu, do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena, da PDRSX, do Exército e da Marinha do Brasil.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes