Página inicial > Ultimas Notícias > Obra analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) de Altamira

Obra analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) de Altamira

• Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 15h27

Livro Lei Kandri

O livro Gestão Educacional e o Planejamento de Ações, escrito pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Altamira, Raimundo Sousa, será lançado nesta quarta-feira, 8 de novembro. A pesquisa é resultado de dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de políticas públicas educacionais, sob a orientação da professora Terezinha Monteiro dos Santos. O lançamento faz parte da programação do IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), realizado no Campus da UFPA de Abaetetuba.

Os desafios da gestão educacional - O livro discute o processo de democratização da gestão da educação no município de Altamira, situado às margens do Rio Xingu. O estudo foi realizado com base na análise do Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do governo federal que visa auxiliar as Secretarias de Estados e Municípios no planejamento de ações. Além disso, o pesquisador Raimundo Sousa também realizou entrevistas com gestores, técnicos, conselheiros e professores das redes de ensino.

De acordo com o professor Raimundo Sousa, o PAR, apesar de ter garantido avanços na gestão e maior captação de recursos financeiros, ainda não possibilitou a plena democratização da gestão. Segundo o autor, ainda falta espaço nos conselhos escolares para debater as questões da comunidade escolar.

A análise realizada em Altamira fomenta discussões políticas para o fortalecimento da gestão nos municípios da Amazônia. “É um sentimento de alegria e, ao mesmo tempo, de responsabilidade porque a pesquisa traz à tona questões e achados importantes que não eram percebidos, que são fundamentais para a construção coletiva de uma gestão que contribua para o bem comum”, conta Raimundo Sousa.

FIPED - O “IX Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) - Desafios Pedagógicos de uma sociedade em transe. Educação, Resistência, Liberdade” ocorre entre os dias 8 e 11 de novembro e tem como principal objetivo possibilitar a socialização, a troca de informações e a produção de conhecimento nas mais diversas áreas da educação.

O evento terá conferências, mesas de debates, grupos de trabalhos e oficinas, que são consideradas as quatro grandes ações do fórum. São esperadas cerca de três mil pessoas do mundo todo, entre estudantes e profissionais, tanto da Pedagogia quanto de outras áreas da educação. As inscrições podem ser realizadas no local do evento.

• Serviço:
    Lançamento do livro Gestão Educacional e o Planejamento das Ações Governamentais, do professor Raimundo Sousa
    Data: 08/11, no IX Fórum Internacional de Pedagogia, realizado na UFPA Campus Abaetetuba
    Mais informações sobre o evento aqui.

Texto: Mariana Vieira e João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA