Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão promove expedição pelo rio Tucunduba

Projeto de extensão promove expedição pelo rio Tucunduba

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 15h20

Arte Release 08 08 08

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Organização Ame o Tucunduba (AME), com o Projeto de Extensão Práticas Vivenciais para o Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas, vai realizar uma expedição pela Bacia do rio Tucunduba, em Belém. A proposta é desenvolver atividades teóricas e práticas para que a comunidade possa conhecer melhor o rio Tucunduba, de maneira a refletir e reconectar-se com esse espaço.

A atividade começará com palestras e dinâmicas que buscam estimular uma reflexão acerca das mudanças que o Tucunduba vem sofrendo desde a década de 50 e as problemáticas que envolvem o seu entorno. Serão discutidos, também, as percepções que temos sobre o rio e os afetos e as memórias que foram ancorados a ele. Posteriormente, os participantes serão convidados a desbravar o curso da Bacia do Tucunduba, que permeia cinco bairros da capital paraense: Canudos, Guamá, Marco, Terra Firme e Universitário.

As integrantes do grupo vão guiar a expedição, que ocorrerá por meio de um ônibus, realizando cinco paradas em pontos específicos do curso do rio. Por fim, todos voltarão para a UFPA e concluirão a expedição com um momento de reflexão conjunta. A atividade é gratuita e com vagas limitadas.

Expedição - A Expedição pela Bacia do Tucunduba é um evento promovido pela Organização Ame o Tucunda e pelo Projeto de Extensão Práticas Vivenciais para o Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas, com apoio da Universidade Federal do Pará. A atividade já foi realizada em três escolas de Belém: EEEM Governador Alexandre Zacarias de Assunção (Guamá), Escola Estadual Mário Barbosa (Terra Firme) e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Olímpio (Canudos). O objetivo é promover o contato de estudantes do entorno da Bacia Hidrográfica do Tucunduba com os rios urbanos, possibilitando a vivência e a reaproximação da comunidade com estes, estimulando também uma ampliação da discussão acerca daquela realidade social e ambiental.

Ame o Tucunduba - A Organização Ame o Tucunduba, que é composta por sete integrantes fixas, surgiu em 2016, por meio de um evento preparatório para o 8º Fórum Mundial das Águas. A AME tem como missão promover uma comunidade participativa e inclusiva, fortalecendo instrumentos inovadores de educação, sustentabilidade e protagonismo, buscando o equilíbrio social e ambiental na cidade de Belém.

Práticas Vivenciais para o Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas - O projeto é coordenado pela professora doutora Sury Monteiro, da Faculdade de Oceanografia, a qual defende que o debate sobre a temática da recuperação de rios urbanos tenha uma visão multidisciplinar. O objetivo do projeto é promover o contato dos alunos de escolas públicas e discentes, docentes e servidores da UFPA com o curso d’água do rio Tucunduba para possibilitar a vivência e a reaproximação com a sua Bacia Hidrográfica.

Expedição pela Bacia do rio Tucunduba
Local:  Universidade Federal do Pará – UFPA, Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, Belém
Datas e Horários: 20/11: 9h às 11h ou 14h às 17h; 21/11: 8h às 12h
Inscrições, acesse aqui
Contato: Ame o Tucunduba - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | fb.com/ameotucunduba | @ameotucunduba.

Texto e arte: Divulgação