Página inicial > Ultimas Notícias > Território e Economia Urbana são pautas de seminário sobre desenvolvimento da Amazônia

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 15h38

UFMG UFPA

Os desafios atuais do desenvolvimento territorial na Amazônia oriental brasileira serão discutidos em palestras, mesas-redondas e um minicurso, a partir desta segunda-feira, 13 de novembro, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento é uma organização da UFMG em parceria com a Universidade Fedaral do Pará (UFPA), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).As atividades que compõem a programação, fazem parte da integração de dois eventos: o 6º Seminário de Economia Política da Amazônia e o 1º Seminário Cedeplar na Amazônia, que prosseguem nos dias 14 e 17.

Os eventos vão reunir pesquisadores de quatro instituições envolvidas em projeto sobre desenvolvimento e dinâmica econômica da região, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

"O Cedeplar e o Naea têm longa história de parceria em pesquisas na Amazônia. O evento pretende promover reflexão sobre essa história e apresentar as pesquisas recentes", resume o coordenador do 6º Seminário, Danilo Araújo Fernandes, professor da UFPA. Segundo ele, nesta edição, o encontro será realizado na UFMG em comemoração aos 50 anos do Cedeplar.

Fernandes destaca que a intenção é promover uma avaliação dos trabalhos realizados na região, "tendo como foco específico de discussão os 50 anos de pesquisas realizadas na UFPA – em grande parte pelo Naea – e no Cedeplar, assim como estudos mais recentes realizados em parceria com diversas instituições também interessadas nos estudos sobre o tema da economia política da Amazônia".

Programação - Na solenidade de abertura, às 14h30, no Auditório 1 da Face, o tema 50 anos de pesquisas sobre o desenvolvimento da Amazônia vai reunir seis pesquisadores(João Antonio de Paula, Francisco Assis Costa, Roberto Luís Monte-Mór, Donald Sawyer, Diana Reiko Tutiaya Oya Sawyer e Mary Allegretti) que vão traçar um histórico dos trabalhos desenvolvidos na região, no campo do desenvolvimento econômico. A mesa será coordenada por Danilo Fernandes.

Nas manhãs dos dias 13 e 14, será ministrado o minicurso A dimensão urbana e as utopias do desenvolvimento na Amazônia, com inscrições abertas a todos os interessados no tema. Na tarde do dia 14 haverá discussão sobre as principais pesquisas em curso no Cedeplar sobre a Amazônia. O evento termina no dia 17, com quatro mesas-redondas que vão tratar de aspectos do projeto de pesquisa Desenvolvimento e Dinâmica Econômica Territorial da Amazônia Oriental Brasileira, atualmente em curso, com financiamento da Capes.

As inscrições podem ser feitos por meio  do site do evento.

Texto e arte: Divulgação