Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA constroem carro de alto desempenho para Competição Fórmula SAE BRASIL

• Publicado: Domingo, 12 de Novembro de 2017, 10h53

FormulaSAE

Cerca de 20 estudantes de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) já aceleram o motor do veículo de alto desempenho, que foi desenvolvido sob a orientação de um professor dentro da instituição de ensino. Os universitários irão disputar a 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada entre 30 de novembro e 3 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Única representante do Norte e estreante na competição -  A equipe Vector Fórmula SAE desenvolveu o veículo a combustão com foco em baixo custo de construção e confiabilidade. "Nesta edição, vamos participar das provas estáticas com um protótipo que dispõe de motor de 400cc e estrutura tubular de aço SAE 1020, com design simples. Utilizamos materiais de baixo custo, que obedecem aos requisitos exigidos pelo regulamento da competição", conta Romulo Miranda, 20, aluno do 5º semestre de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.

Para a Vector Fórmula SAE, o principal desafio é construir um protótipo competitivo e confiável com ferramentas e maquinários mais simples. "Às vezes, durante a graduação, nós não temos noção de quão complexa é a engenharia. O projeto impõe situações desafiadoras aos participantes", aponta Miranda.

Recorde histórico de equipes - Ao todo, a competição receberá 65 veículos de alto desempenho (50 à combustão e 15 elétricos), que foram projetados e construídos por mais de mil universitários do Brasil (13 Estados e Distrito Federal) e do exterior (Argentina, Colômbia e Egito). Com recorde histórico de equipes, a competição contará com 21 de São Paulo, 11 de Minas Gerais, seis do Rio de Janeiro e cinco de Santa Catarina. Bahia, Distrito Federal, Paraíba e Paraná serão representados por três equipes cada. Rio Grande do Sul contará com duas. Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe terão uma equipe cada. Do exterior, Argentina, Colômbia e Egito levarão uma equipe cada.

Provas – Em Piracicaba, os projetos serão avaliados – desde a concepção técnica até a viabilidade comercial – por juízes, que são engenheiros da indústria da mobilidade. No dia 30, os projetos passarão por inspeções técnicas de segurança. No dia 1º de dezembro, haverá provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios). No dia 2, os estudantes farão as apresentações orais dos projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (aceleração em reta de 75 metros; contorno em círculo à direita seguido de círculo à esquerda no menor tempo possível; e volta em pista montada por cones, prova que define o grid de largada do dia seguinte). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição: o enduro de resistência com 22 km, realizado numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, que está disponível no portal da SAE BRASIL, que exige das equipes, com até 20 integrantes, especialização nos variados sistemas que compõem um veículo do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão e chassis.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. As competições de veículos a combustão são realizadas em diversos países, além de Brasil e Estados Unidos, como Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

Já as competições de veículos elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

"Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa", ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Texto e fotos: Divulgação / SAE Brasil