Página inicial > Ultimas Notícias > Teatro Cláudio Barradas recebe o espetáculo de dança moderna "Danças Por Isadora"

• Publicado: Domingo, 12 de Novembro de 2017, 11h06

IMG 0073

A Escola de Teatro e Dança(ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizará o espetáculo de dança moderna "Danças Por Isadora", coordenado pela professora Gaby Albuquerque. A apresentação ocorre no dia 17 de novembro, às 20 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), no bairro Umarizal, em Belém. A entrada é de graça.

IMG 0068Modern dance  - O espetáculo é resultado do primeiro módulo do Projeto de extensão "Passos e Impasses das dores que nos movem: um estudo sobre as aspirações e inspirações dos precursores da modern dance". Este projeto tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a dança moderna, linguagem que nasceu nos Estados Unidos, nos últimos anos do Século XIX, à procura de uma forma de dançar que falasse aos questionamentos da época. Para isso, seus precursores se desprenderam da técnica clássica, que era predominante até então e buscaram, por meio dos pés descalços, de movimentos de contrações, de torções e de desencaixes, uma linguagem que representasse seus anseios, as dúvidas, os temores e o tempo que viviam.

IMG 0063 “No primeiro módulo do projeto, que se iniciou em janeiro de 2017, começamos o estudo com a precursora, a norte-americana Isadora Duncan (1877-1927), largamente conhecida por tirar as sapatilhas, os espartilhos, soltar os cabelos e procurar uma dança livre, que trouxesse á tona os sentimentos mais profundos e primitivos do ser, inspirando-se nas figuras gregas, nos elementos da natureza e na espontaneidade do indivíduo. Isso permitiu a abertura de portas para uma forma diferente de dançar, por onde outros grandes nomes adentrariam e construiriam o que hoje chamamos de dança moderna”, comentou a coordenadora do espetáculo, professora Gaby Albuquerque.

IMG 0074Precursora - Isadora Duncan era o nome artístico de Dora Angela Duncanon, precursora da dança moderna. Ela propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços. Em seus trabalhos, utilizou músicas que, na época, não eram consideradas apropriadas para a dança, como peças de Chopin e Wagner. Defensora do espírito poético e revolucionário na dança, quebrou convenções e influenciou a cultura do século XX.

Gaby Albuquerque é professora mestre da ETDUFPA, em que ministra as disciplinas História da Dança; Técnicas e Escolas de Dança I e II; Técnica de Dança Clássica III e IV; Anatomia e Fisiologia para a Dança Clássica; Prática Cênica II; Fundamentos e Métodos da Dança; Escola, Dança e Educação e também Ballet Clássica, nos cursos técnicos de Dança (Clássica e Intérprete Criador), Licenciatura em Dança e Programa Parfor Dança.

"Danças Por Isadora"
Dia: 17/11/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal - Belém/PA.

Texto e fotos: Ana Maria Castro / SAEst