Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Medicina da UFPA recebe destaque em Assembleia Geral da IFMSA Brazil

Comitê de Medicina da UFPA recebe destaque em Assembleia Geral da IFMSA Brazil

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 16h07

IMG 20171108 WA0039

A Assembleia Geral da IFMSA Brazil, evento que reúne estudantes de Medicina de todo o país, em prol da discussão do futuro da Instituição, ocorreu na última semana, em São Paulo. A UFPA, representada por 15 discentes, uma das maiores delegações do evento, recebeu o prêmio de Comitê Estrela, cuja função é homenagear o melhor comitê do País.

A Assembleia Geral é o momento deliberativo máximo da IFMSA Brazil. Nela, ocorrem discussões acerca dos sete eixos de atuação da federação: educação médica, capacitação pessoal, promoção de saúde, publicação e pesquisa, intercâmbios, representatividade e humanização.

A IFMSA Brazil possui a visão de promover um impacto positivo na sociedade, ao permitir que estudantes de Medicina descubram e desenvolvam seus potenciais para que liderem ações e realizem intercâmbios no Brasil e no mundo.

O destaque da UFPA na Assembleia Geral não se reteve apenas ao grande número de integrantes de seu comitê. Além de participar ativamente das discussões propostas e receber o prêmio de Comitê Estrela, a Universidade também faturou os títulos de melhor setor administrativo e de pesquisa, incluindo a segunda melhor realizada no semestre, o "Azul pelo Autismo".

Para Marcello Ferreira, um dos alunos da UFPA presentes à Assembleia, o reconhecimento do trabalho do comitê potencializa a atuação local, valoriza os antigos e atuais membros e inspira novos sonhadores. “A representatividade para a UFPA contribui para o fortalecimento institucional, que ecoa o nome da nossa casa pelos quatro cantos do país, uma vez que a IFMSA Brazil é formada por 125 escolas médicas em todos os Estados da Federação”, completa.

representantes eleitosOs méritos não se limitaram a estes prêmios. A Diretoria Nacional da IFMSA Brazil, que atualmente gere 125 faculdade em todo o país, contará com 4 membros da UFPA, eleitos na Assembleia Geral. São eles: Marcello Ferreira (Vice-presidente para assuntos externos), Victória Guimarães (Secretária geral), João Igor (Diretor nacional de Capacity Building) e Kayo Gustavo (Diretor Nacional de Direitos Humanos e Paz).

IFMSA Brazil - A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da International Federation of Medical Students’ Association, maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 120 países.

Nacionalmente, 125 comitês médicos de 26 Estados brasileiros já possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Possui a visão de promover um impacto positivo na sociedade, ao permitir que estudantes de Medicina descubram e desenvolvam seus potenciais para que liderem ações e realizem intercâmbios no Brasil e no mundo.

Segundo Gabriela Pinagé, a IFMSA Brazil faz a diferença na vida dos acadêmicos de Medicina e, principalmente na sociedade, cumprido os princípios da ética, da humanização e da equidade, buscando uma  educação médica de qualidade. “Com o aprofundamento dos eixos de trabalho, nós podemos contribuir, ainda mais, com a produção científica e com a capacitação pessoal e profissional, além de proporcionar mobilidade estudantil de qualidade, fazendo valer a pena o nosso contrato de exclusividade com a UFPA”, declara.

Delegação UFPAComitê UFPA - Ao longo de 2017, o Comitê UFPA buscou visibilidade interna e foi reconhecido pela diretoria da faculdade e pelos discentes, emitindo a própria carteira de identificação estudantil: Atlética e Diretório Acadêmico.

A gestão 2018 buscará a expansão consolidada de parcerias externas, “envolvendo CRM, Sindmepa, associações paraenses, coletivos e outras instituições que podem contribuir para uma maior eficiência das intervenções do comitê. Nosso objetivo é manter e aprimorar a organização interna  e crescer em visibilidade externa”, explica João Igor.

Com as premiações, objetiva-se dar continuidade ao processo de efetivação da profissionalização da IFMSA Brazil UFPA, bem como contribuir para a profissionalização da IFMSA Brazil.

Aliado a isso, “o Comitê pretende auxiliar nas questões de representatividade interna e externa frente a órgãos, instituições, associações, sociedade, entre outros, que são visados como possíveis parcerias, de modo a contribuir para a pluralidade de atuações da federação, assim como para a efetividade de ações das parcerias”, conta Kayo Gustavo.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: DIvulgação