Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe Solamazon desenvolve barco solar e representa o Pará no Desafio Solar Brasil 2017

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 15h54

Preparação para o DSB2017

É notório que a energia solar, além de limpa, é uma fonte de energia econômica e renovável. Pensando no desenvolvimento sustentável, a Equipe Solamazon, que é formada por estudantes da UFPA, desenvolveu o primeiro barco movido a energia solar do Pará e vai participar do Desafio Solar Brasil (DSB),  de 18 a 22 de dezembro. A competição nacional reunirá diversos barcos solares em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

projeto do barcoO barco da Solamazon é no formato “catamarã” (6m de comprimento, 0,47m de altura e 2,4m de largura), tipo de embarcação com dois cascos, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. Aos finais de semana e feriados, os estudantes reformam o barco, fazem ajustes nos sistemas hidráulico e elétrico do Bernadete I - nome dado em homenagem à Professora da UFPA, Bernadete Souto, que incentivou os alunos a dar início ao projeto) - e treinam para a competição.

Desafio Solar Brasil – O DSB 2017 é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), a Secretaria de Esportes de Estado do Rio de Janeiro (ENEL) e a Prefeitura de Angra dos Reis, que, em conjunto, reúnem equipes de diversos Estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar.

BERNADETE I DSBO objetivo do Desafio é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.

O projeto coloca em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso, a competição não se torna uma simples corrida de barco, mas sim uma prova prática de conhecimentos em Física, Matemática, Química, Administração, Náutica, Comunicação e empreendedorismo.

Durante a competição, ao longo de cinco dias, totalizando sete provas (regatas), a única fonte de energia para movimentar as embarcações é a solar fotovoltaica, que deve ser gerada por módulo fotovoltaicos (doados pela organização do evento às equipes) e ser utilizada em conjunto com um banco de baterias e um motor elétrico.

BERNA DSBEquipe Solamazon – Há cerca de um ano, a equipe surgiu da vontade de alunos de desenvolver uma embarcação para participar do Desafio Solar Brasil, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

A Solamazon é formada por estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica, Naval e Computação,  Administração e Comunicação Social e conta com o apoio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e da pró-reitora de Extensão da UFPA (Proex), por meio do projeto de extensão, sob coordenação do professor doutor Wilson Negrão Macêdo e de Yuri Remídio Guedes. Ao todo, são 26 estudantes de diversas áreas do conhecimento, que trabalham em prol do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento da equipe pela comunidade geral.

Desafio Solar Brasil 2017
Data: 18 a 22 de dezembro