Página inicial > Ultimas Notícias > Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente recebe doações para o Natal das crianças

• Publicado: Quarta, 15 de Novembro de 2017, 15h00

Natal Bettina

A Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), vinculada ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), arrecada brinquedos, fraldas e kits de higiene para a Campanha de Natal das crianças assistidas na unidade. Com a ação solidária, a expectativa é beneficiar cerca de 1.200 crianças. As doações podem ser feitas na Coordenação da unidade, localizada no HUBFS - Campus Saúde da UFPA, rua Augusto Corrêa, 01, Guamá (com acesso pela Avenida Perimetral, na Terra Firme). Mais informações pelo telefone (91) 3201-8584.

Segundo a coordenadora da Uasca, Claudia Leticia Fonseca, as doações para a Campanha de Natal iniciaram-se este mês e serão distribuídas na semana do dia 11 a 15 de dezembro. “A iniciativa desta campanha vem na perspectiva de poder contemplar os pacientes assistidos nesta unidade, em sua maioria, crianças de famílias de baixo poder aquisitivo e com atraso no desenvolvimento infantil e com doenças raras”, esclarece a coordenadora da unidade.

A Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca) iniciou o funcionamento, há 15 anos, como Projeto Caminhar. Na época, objetivava diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças de até 12 anos de idade que apresentavam alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias e ataxias, bem como capacitar profissional em desenvolvimento infantil à Rede do Distrito D’água, alunos da área de saúde da UFPA e profissionais de atenção à saúde de Belém e do Pará.

Atendimentos - A coordenadora informa que, à medida que o serviço foi dando respostas eficazes para as demandas que chegavam ao projeto, novos profissionais em diversas especialidades foram compondo a equipe, assim como doenças genéticas nos Eixos de Doenças Raras foram sendo diagnosticadas, como Distrofia Muscular, Displasias Esqueléticas, Mucopolissacaridose, Síndrome de Williams, entre outras.

O Hospital Universitário Bettina Ferro Souza atualmente é uma Unidade do Complexo Hospitalar da UFPA, regido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh, a qual reformulou o organograma da instituição e o Caminhar passou a ser a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.

A estimativa é que, mensalmente, na Uasca sejam atendidas cerca de 1.500 pacientes. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatras, geneticistas, ortopedistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatra e nutricionista.

O atendimento é realizado de forma diferenciada, por meio de ambulatórios específicos, conforme a demanda mais expressiva: Ambulatórios de Neuropediatria, Genética, Ortopedia Infantil, Neurogenética, Displasia Esquelética, Doenças Lissossômicas de Depósito/Mucopolissacaridose, Síndrome de Down, Epilepsia, Paralisia Cerebral, como também por ambulatórios das terapias que dão suporte necessário para o seguimento do tratamento.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, com informações da coordenação da Uasca.
Foto: Arquivo Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.