Página inicial > Ultimas Notícias > Deputado visita a UFPA e palestra sobre a participação pública, privada e comunitária como método de desenvolvimento local

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 17h30

2

Na última segunda-feira, 13, o secretário de Desenvolvimento Florestal Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis e deputado federal do Acre, Sibá Machado, ministrou a palestra “Participação pública, privada e comunitária (PPC) como método de desenvolvimento local”. O evento debateu parcerias e projetos de desenvolvimento rural, tendo o PPC como método principal. Depois da palestra, o deputado se reuniu com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, e o assessor do deputado, Paulo Ferreira.

13.11.2017 REUNIÃO Deputado Foto Alexandre de Moraes site 4PPC como método de desenvolvimento local - Sibá Machado veio a Belém contar os resultados do projeto em seu Estado. De acordo com o secretário, o PPC “é uma sociedade entre governo, empresas e cooperativas de pequenos produtores que formam um consórcio empresarial para fazer o desenvolvimento de uma indústria. Ela deu muito certo no Acre, muita gente vai visitar”, explica. Leia mais sobre o evento aqui.

Visita - Segundo o secretário, a visita dá continuidade a uma parceria com a UFPA: “Nós trabalhamos na construção do código de ciência e tecnologia, que foi um trabalho de 5 anos e em um outro projeto para que nós pudéssemos pedir ao governo federal investimentos para a fixação de doutores na Amazônia. Isso gerou uma movimentação em todas as Universidades aqui, do Norte, e depois com todo o Brasil”.

13 11 2017 reitoria Fotos LZ 1O reitor Emmanuel Tourinho destacou a importância da existência de uma política de desenvolvimento voltada para a região que agregue o poder público, os setores produtivos e os movimentos sociais. "Nesse sentido, experiências como estas são sempre bem-vindas, como forma de propiciar a reflexão acadêmica no âmbito da Universidade".

A visita, segundo Sibá Machado, tem uma grande importância para dar sequência a essa união. “A Universidade Federal do Pará é a universidade carro chefe da área de pesquisa e de outras atividades para a região. Muita gente da Amazônia se formou aqui, na UFPA. Por isso nós estamos querendo manter essa rede viva e funcionando, com crise ou sem crise”, finalizaou o secretário.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes e Luiz Cezar