Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão aborda a Economia Criativa em Igarapé-Miri

Projeto de Extensão aborda a Economia Criativa em Igarapé-Miri

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 10h21

Territorios criativos

Fomentar a diversidade cultural e estimular olhares acerca das dimensões culturais, criativas e afetivas de territórios e lugares. Esses são alguns dos objetivos do Projeto de extensão “Economia Criativa, Cultura e Território em Igarapé-Miri”, que tem seu lançamento público dentro do I Circuito Cultural Miriense nesta sexta, 17, às 16h, na arena Los Bira’s, em Igarapé-Miri.

O projeto tem como base a troca e o compartilhamento de experiências de forma criativa, além de apoiar e potencializar iniciativas e coletivos culturais de Igarapé-Miri por meio de oficinas e rodas de conversa que serão realizadas no meio urbano e rural do município. Dessa forma, serão abordadas temáticas como a cultura digital, a comunicação comunitária, a produção audiovisual, a fotografia por meio de celulares e equipamentos móveis, a gestão de empreendimentos culturais e colaborativos, a elaboração de projetos culturais e a economia criativa.

A coordenação técnica do projeto é do prof. doutror Valcir Bispo Santos, da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e conta com a participação de professores, técnicos e estudantes da Universidade, além do apoio do Instituto Luzeiro Cultural, da Produtora Colaborativa, e da Na Cuia – Produtora Cultural. Os recursos alocados para o projeto são provenientes do Ministério da Cultura, com base em uma emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues. A gestão do projeto é da Fundação de Amparo à Pesquisa da UFPA (Fadesp).

Economia criativa - Outro objetivo do projeto é refletir sobre as possibilidades que a economia criativa oferece no sentido de estimular estratégias de desenvolvimento local, em Igarapé-Miri. Por isso a importância de conhecer, registrar e mapear os recursos, empreendimentos e manifestações culturais e artísticas locais, utilizando técnicas digitais e metodologia participativa.

Além disso, é importante fomentar a discussão de políticas e ações que valorizem a diversidade cultural, conforme ressalta o coordenador do projeto, professor doutor Valcir Bispo Santos, “O objetivo estratégico do projeto é fortalecer a construção de uma política cultural democrática que potencialize os recursos culturais e criativos de Igarapé-Miri. Um caminho promissor nesse sentido é estimular a articulação de uma ampla e abrangente rede de entidades, coletivos e agentes culturais no município”.

Neste sentido, a equipe de articulção do projeto mantém, desde o início, uma interlocução constante com o Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri, que se tornou o principal colaborador e parceiro desta iniciativa, com outras entidades e colaboradores que participam da comissão local de apoio ao projeto.

I Circuito Cultural Miriense - O lançamento público do Projeto “Economia Criativa, Cultura e Território em Igarapé-Miri” ocorrerá dentro do I Circuito Cultural Miriense, promovido pelo projeto, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri (COMCIM). O evento contará com apresentações de grupos culturais e artísticos locais, além da apresentação do projeto à comunidade.

Serviço

Lançamento do Projeto de extensão “Economia Criativa, Cultura e Território em Igarapé-Miri”
Data: 17 de novembro de 2017
Horário: a partir das 16h
Local: Arena Los Bira´s - Tv. Generalíssimo Deodoro, 359, Centro, em Igarapé-Miri.

Texto e Arte: Divulgação.