Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Artes Visuais promove visitação ao Salão Arte Pará

Faculdade de Artes Visuais promove visitação ao Salão Arte Pará

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 18h11

7 sala 12 mulheres arte pará visita 11 nov 2017 foto Diogo Lima

Como parte do Programa de Apoio à Infraestrutura de Ensino (LABINFRA), a Faculdade de Artes Visuais (FAV) realizará uma visitação ao Salão Arte Pará, no dia 25 de novembro, às 10h. Com o objetivo de manter os alunos da FAV conectados a arte, a visita será mediada pelo professor Diogo Lima, pela professora Rosangela Britto e pela curadora Vânia Leal. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para o endereço  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com  nome, curso e turma. Com 25 vagas disponíveis, a visitação garante certificado aos participantes.

Com início no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a visitação ajudar os discentes a estudar linguagem pictórica e gráfica, com obras de artistas como Dina Oliveira, Osmar Pinheiro, Emmanuel Nassar, Eder Oliveira, Osvaldo Goeldi e Aluísio Carvão, dentre outros. Segundo a professora Rosangela Britto, ao longo do passeio será possível “refletir mais sobre a arte produzida na e para Amazônia, que está no circuito internacional”.

Assim, ela afirma que a visita busca criar um vínculo entre os alunos e as obras de arte, fundamentais para a aprendizagem de leitura da imagem e do contexto amazônico e mundial”. De acordo com a professora, a visitação também “aproxima o discente do sistema da Arte/ Artes Visuais, composto pelo artista, o produtor da obra num espaço-tempo, da exposição e os processos que a formaram, tendo o papel do curador como fundamental na seleção dos artistas, a do mediador como figura central de aproximação do público com a obra, entre outros elementos”.

Além disso, o encontro tem a importância de aumentar o conhecimento prático dos alunos: “Outra contribuição é a constituição de um repertório visual, forma-cor, forma-textura, forma-linha, entre outros, e a criação e expressão artística individual de cada discente, ou seja, a sedimentação da formação do artista visual e do arte/educador”, declara.

Projeto - Como parte do Projeto “Processos de Criação, Produção, Ensino-Aprendizagens em Desenho, Pintura e Expressões Bidimensionais na formação do professor de Artes Visuais e do artista plástico ou visual no âmbito das Artes Moderna e Contemporânea de Belém (Pa), Amazônia”, essa não é a primeira visitação ao Arte Pará. Com o objetivo de aproximar metodologias de ensino- aprendizagem em Artes Plásticas/Visuais às pesquisas artísticas em Artes Visuais e sobre Artes Visuais, o projeto, coordenado pela professora Rosangela Britto, já realizou duas visitas ao espaço.

Visitas Anteriores - Na primeira visita, em 31 de outubro, as turmas das disciplinas de Fundamentos de Desenho e Fundamentos da Pintura analisaram a mostra curada por Paulo Herkenhoff “A virada do Arte Pará e os museus de Belém”. Enquanto na segunda, no dia 11 de novembro,  além de fazer a leitura técnica e crítica da mostra “12 Mulheres Artistas” (de curadoria de Vânia Leal), os discentes participaram de uma roda de conversa, com a participação das artistas expositoras.

Visita técnica ao Salão Arte PARÁ
Local : encontro no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Data e Hora: 25 de novembro, às 10h.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Diogo Lima - Divulgação